Publicidade Continue a leitura a seguir

Três peças inéditas que Joana Vasconcelos vai apresentar em Bilbao

A máscara 'I'm Your Mirror' dá nome à exposição de Joana Vasconcelos no Guggenheim de Bilbao.
A máscara veneziana "I'm Your Mirror" é feita com 231 molduras de duplo espelho.
A peça tem um peso aproximado de 2,5 toneladas.
A peça "vai permitir, ao longo dos anos, criar novos ambientes e perspetivas, quando for exposta noutros lugares", bem como mostrar "a dimensão doméstica, portuguesa e internacional" da sua obra, explica a artista.
O 'Solitário' é uma das peças que vai ficar no exterior do museu. É um anel com três toneladas, feito com jantes de carros e copos de cristal.
No átrio do Guggenheim Bilbao, o espaço central do museu, ficará uma obra 'site specific' (feita de propósito para o local), da série 'Valquírias'.
A peça entra pelos cantos e ângulos que Frank Gehry (arquiteto que projetou o museu) desenhou para o Guggenheim.
Com o nome 'Egeria', será a maior valquíria feita pela artista, até ao momento.
A montagem de 'Egeria'.
Imagens da montagem de 'Egeria'.
Pormenor da montagem da mesma peça.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A poucos dias de Joana Vasconcelos inaugurar a sua exposição individual, no Museu Guggenheim, em Bilbao, desvendamos três das 14 peças inéditas que vão ser exibidas. ‘I’m your mirror’, uma máscara feita com espelhos sobrepostos vai ser ‘estrela’ da exposição de Joana Vasconcelos, mas há também o ‘Solitário’, um anel, com três toneladas, feito com jantes de carros e copos de cristal, e ‘Egeria’, uma obra site specific (feita de propósito para o local), da série ‘Valquírias’, com 30 metros de altura, 36 de largura e 45 de profundidade.

A exposição, que inaugura a 29 de junho, no Museu Guggenheim Bilbao, em Espanha, é a primeira da artista naquele espaço e é também a primeira mostra individual de um artista português no famoso museu de Bilbao.

No total, a exposição reúne 35 obras, entre 14 novas e 21 de trabalhos mais antigos, e bem conhecidos, de Joana Vasconcelos.

A Noiva’, um candelabro feito com tampões, ou ‘Marilyn’, um par de sapatos de salto alto feito com panelas, e outras peças das séries ‘Urinóis’, ‘Pinturas em crochet’ e ‘Bordalos’. A obra mais antiga que estará em exposição data de 1997, ano em que o Museu Guggenheim Bilbao abriu ao público.

A mostra ficará em Bilbao até novembro e foi concebida para posterior itinerância, devendo a Fundação de Serralves, no Porto, e a cidade de Roterdão, na Holanda, acolher a exposição no futuro.

Mulheres artistas presentes em Bilbao

Esta exposição no Guggenheim insere-se na “linha de pensamento curatória do Museu, iniciada há quatro anos, de grandes exposições de mulheres artistas“, referiu Petra Joos, uma das comissárias da mostra, quando da sua apresentação, em Lisboa.

O Museu de Guggenheim faz também parte de uma lista de entidades reconhecidas pelo governo basco como promotoras de avanços na igualdade de oportunidades entre mulheres e homens, no seio das suas próprias organizações.

Imagem de destaque: Paulo Spranger/ Global Imagens

Veja a nova peça que Joana Vasconcelos vai apresentar em Bilbao