Uncharted 5: esqueçam as mulheres sexualizadas dos videojogos

Há um novo jogo da PlayStation, protagonizado por mulheres, à venda em Portugal a partir desta quarta-feira, dia 23. E não, não se trata de um novo ‘Tomb Raider’, nem Lara Croft arranjou uma parceira de aventuras. É ‘Uncharted’, um dos maiores blockbusters da marca de videojogos. Com ‘Uncharted: O Legado Perdido’, a saga chega ao quinto jogo e, pela primeira vez, uma mulher assume o comando. Ou melhor: duas. A Chloe Frazer, uma das personagens preferidas dos fãs, junta-se Nadine Ross, uma mercenária que apareceu recentemente na série.

links_Kim

Juntas, Chloe e Nadine vão ter de ultrapassar vários obstáculos na cordilheira dos Gates Ocidentais da Índia para chegar até ao antigo artefacto do Império Hoysala, a Presa Dourada de Ganesh. Pelo meio, além dos habituais inimigos, a dupla feminina vai também ter de aprender a lidar com o feitio uma da outra, pois nem sempre vão estar de acordo (na galeria de imagens acima pode ver outros exemplos de duplas femininas implacáveis do cinema e da literatura).

Até este quinto jogo, Uncharted foi sempre protagonizado por Nathan Drake, um homem. Quando foi questionado sobre se tinha escolhido duas protagonistas do sexo feminino para chegar a outros mercados, Arne Meyer, diretor de comunicações da Naughty Dog, negou essa ideia.

“Não estávamos a tentar encontrar personagens femininas. Olhámos para todos de forma igual, mas o que continuava a sobressair era a história da Chloe. Já tínhamos conhecido coisas sobre ela em dois jogos e pareceu-nos que tinha um background interessante para explorarmos”, explicou Arne Meyer ao Diário de Notícias.

Duas mulheres, zero sexualização

“Aposto que são duas personagens todas descascadas, como acontecia com a Lara Croft” foi a primeira reação que ouvi quando soube que o novo Uncharted ia ser protagonizado por duas mulheres. No entanto, nada disto se veio a confirmar. Ao contrário da protagonista de Tomb Raider, Chloe Frazer e Nadine Ross não são personagens com curvas desproporcionadas e demasiado sensuais, com grandes decotes, tops e calções curtos. Usam essencialmente t-shirts e calças (pode ver imagens dos jogos e das personagens na galeria de imagens abaixo).

No final de 2015, quando foi lançado o jogo ‘Rise of the Tomb Raider’ para a Xbox One e Xbox 360, Lara Croft apareceu menos sexualizada e Rhianna Pratchett, a responsável pelo guião, admitiu que a personagem que conhecemos em 1996 era sexualizada para fins publicitários.

“A forma como a Lara hoje em dia é publicitada não é sexualizada. Ela continua bonita, forte e cheia de personalidade, mas já não é sexualizada da mesma forma de outrora. Para ser sincera, muita da sexualização da Lara no passado foi feita puramente para fins publicitários e isso teve uma enorme influência”, revelou Rhianna Pratchett, na altura, numa entrevista à rádio canadiana TalkRadio AM640.

À venda a partir desta sexta-feira em Portugal por 39,99 euros, o jogo ‘Uncharted: O Legado Perdido’ será gratuito para todos os que compraram a Edição Digital de Luxo de Uncharted 4 ou o Pack de Explorador.