“Vampire Facelift”: o tratamento com sangue que as celebridades andam a fazer

A idade não perdoa. Com o passar do tempo a pele vai ficando danificada e surgem as primeira rugas. Para quem vive da imagem é importante ter um rosto jovem, que passe ao lado dos anos que se vão somando. A socialite norte-americana Kim Kardashian, de 37 anos, é um desses casos. Para combater o avanço da idade decidiu experimentar o “Vampire Facelift”, uma terapia regeneradora que usa apenas o sangue dos próprios pacientes. Mas não se assuste. Dizem que o processo é indolor, não cirúrgico e promete uma rápida recuperação.

Links_JuanQuando os pacientes chegam à clínica para fazer o tratamento, também conhecido por “Vampire Facial”, é-lhes retirado sangue de um dos braços através de uma agulha. Depois disso, o sangue é levado para uma máquina que remove as plaquetas, pequenas células sanguíneas que atuam na coagulação do sangue e ajudam o corpo a parar de sangrar (na galeria de imagens acima pode ver algumas das celebridades que já fizeram este tratamento).

Antes de o plasma ser aplicado no rosto dos pacientes através de agulhas de acupuntura é-lhes aplicado um creme anestésico no rosto. O processo é indolor, apenas as injeções na borda do lábio podem causar leves dores.

É seguro?

As clínicas que promovem o “Vampire Facelift” prometem uma redução de rugas, cicatrizes, estrias e um rejuvenescimento da área sob os olhos. No entanto, se for submeter-se a este tratamento deve estar preparada para efeitos secundários. Entre eles podem estar alguma comichão nos dois dias seguintes e hematomas em redor dos olhos.

Isso ocorre porque a área sob os olhos é muito rica em pequenos vasos sanguíneos e é praticamente impossível evitá-los”, pode ler-se no site da clínica britânica Illuminate Skin Clinics.

A cantora britânica Kerry Katona teve uma reação ainda mais desagradável: ficou com o rosto bastante inchado. “Não queria adormecer porque estava com medo de nunca mais acordar. O meu rosto inchou tanto que nem o reconheci“, explicou ao site britânico Daily Mirror.

Quanto custa?

Não é barato. Em Portugal este tratamento está disponível a partir de 550 euros. Cada sessão dura, em média, 45 minutos e os resultados prolongam-se entre oito a 11 meses.

Os especialistas recomendam três tratamentos, com quatro a seis semanas de intervalo, a quem tem mais de 40 anos. Os mais jovens só precisam de um, mas devem fazer uma sessão de manutenção um ano mais tarde.


Leia também:

Conservada em álcool? Agora há um gin antienvelhecimento