Publicidade Continue a leitura a seguir

Web Summit: Conheça as mulheres que vão falar na mais importante cimeira tecnológica

Axelle Lemaire é a responsável pela pasta dos Assuntos Digitais, no governo francês. Participa na conferência de abertura da Web Summit, hoje, às 18h45, sobre 'Novas Realidades'.Amanhã, às 11h20, a ministra socialista fala sobre as sociedades do futuro e 'Que Tipo de Estado que Queremos para a Era Digital'(Fotografia: Charles Platiau/Reuters)
Karin klein, co-fundadora da Bloomberg Data, participa amanhã numa conferência sobre os media e como estes podem criar valor económico e fazer dinheiro. É a única mulher no painel, que começa às 15h25. (Fotografia: DR)
Telle Whitney, CEO e fundadora do Anita Borg Institute for Women and Technology, é uma veterana da indústria tecnológica. Nasceu em 1956, numa família Mormon,e é uma das primeiras mulheres a formar-se e a distinguir-se nas ciências da computação. Vem ao Web Summit falar, precisamente, sobre a participação feminina nesta área. Amanhã, às 12h (Fotografia: Site Oficial do Anita Borg Institute /DR)
Iris Lapinski,fundadora da Aplicações Para o Bem, uma organização britânica sem fins lucrativos, cujo objetivo é pôr os jovens a resolver problemas sociais, através das tecnologias, como a criação de aplicações para telemóvel. Trabalha com escolas de todo o mundo, incluindo Portugal. Vai falar no mesmo painel que o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, dia 9, às 14h35.(Fotografia: DR)
Rana el Kaliouby, co-fundadora e gestora científica e estratégica da Affectiva, uma empresa que procura trazer a inteligência emocional para o mundo digital, através de um novo paradigma de dados e interações. Vai falar sobre a supremacia humana na tecnologia, dia 10, às 10h55.(Fotografia: DR)
Mitchell Baker, co-fundadora e diretora executiva do Mozilla, um navegador de acesso livre, integra, no dia 10, às 13h, um painel inteiramente feminino, sobre os desafios para combater a discrepância entre géneros na tecnologia. Além de Mitchell Baker, intervêm Rebecca Parsons (ThoughtWorks), Cathryn Posey (Tech by Superwomen) e Telle Withney (Fotografia: DR)
Gillian Tans, presidente e CEO da plataforma de reservas Booking.com, é outra das participantes da cimeira. Participa amanhã, às 12h25, numa conversa com a jornalista Lara O'Reilley, editora do Business Insider UK. (Fotografia:DR)
Lily Cole, modelo, atriz, empresária, é a fundadora da Impossible.com, uma rede social que encoraja os utilizadores a trocarem experiências, partilharem conhecimentos e serviços, de forma gratuita. Fala no dia 10, às 11h15. (Fotografia: Wikimedia Commons)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Web Summit, o maior evento europeu de tecnologia, começa hoje, dia 7 de novembro, ao final da tarde, em Lisboa.

Pela cimeira, que se prolonga até ao próximo dia 10 e que decorre pela primeira vez na capital portuguesa, espera-se que passem mais de 50 mil pessoas, distribuindo-se pelos espaços da Feira Internacional de Lisboa (FIL) e da MEO Arena, ambos no Parque das Nações, e por áreas temáticas.

Para o evento foram convidadas personalidades internacionais e nacionais ligadas à indústria tecnológica e ao universo das startups, investidores mas também políticos, atores, desportistas ou modelos. Os participantes são oriundos de mais de 166 países, e entre eles 15 mil são empresas, sete mil presidentes executivos e 700 são investidores.

John Chambers, presidente da Cisco Systems, Sean Rad, cofundador e CEO do Tinder, Mike Schroepfer, responsável pela área de tecnologia do Facebook, Werner Vogels, da Amazon.com, Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Joseph Gordon Levitt, ator, protagonista do filme ‘Snowden’, fundador da HiREcord, Theresia Gouw, fundadora da Aspect Ventures, Sarah Friar, da Squares, e Andrew McAfee, líder académico do reconhecido instituto americano de tecnologia, MIT, são alguns dos nomes que vão estar na cimeira.

Refletindo o próprio setor das tecnologias, a representação masculina é predominante nesta Web Summit. Mas ainda assim vão estar presentes várias mulheres, algumas com percursos inéditos na indústria e fundadoras de projetos bem conhecidos do grande público, em boa parte dos casos.

Além das referidas acima, participam na Web Summit Amy Emmerich, responsável pelos conteúdos do site de lifestyle feminino Refinery 29, que integra o painel ‘Woman Making Media’, dia 10, às 12h, Jana Rosenmann, responsável e vice-presidente da Airbus, que fala, amanhã. às 15h20. À mesma hora, Gillian Caldwell (Global Witness) e Isabel Hilton (ChinaDialogue) discutem a utopia tecnológica, no âmbito da área temática Sociedades do Futuro. Corinne Vigreux, co-fundadora da TomTom, a empresa de sistemas de GPS, fala dia 10, às 15h25 sobre as vantagens de aplicações tecnológicas diárias na saúde.


Leia também: Mulheres ganham mais que homens nas tecnologias

Mulheres ajudam ao sucesso de startups femininas

Este país não é para mulheres na tecnologia


Na fotogaleria pode ver outras das oradoras e participantes da cimeira, que, nestes quatro dias, vão fazer parte de mesas redondas, fazer conferências e integrar eventos paralelos que juntarão os convidados mais institucionais e os mais informais em momentos de discussão, mas também de descontração, como a Night Summit e os Pub Crawls ou a Surf Summit, que arranca já hoje, na Ericeira.

Entre as mais de 50 mil pessoas que são esperadas para a Wb Summit estão seis mil jovens, entre os 16 e os 23 anos, que compraram bilhetes a nove euros, 1% do valor habitual, no âmbito da iniciativa “Inspire Portugal”, promovida pela organização da cimeira e pelo governo português. Nos últimos dias antes de o evento arrancar, os bilhetes subiram para mais de €1200.

A abertura oficial está marcada para as 18h na MEO Arena e conta com a participação do primeiro-ministro, António Costa, de Paddy Cosgrave, fundador e CEO da Web Summit, do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e dos secretários de Estado da Indústria, João Vasconcelos, e do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Para quem não pode estar no evento, a organização do Web Summit transmite, todos os dias, cinco conferências em direto, na sua página do Facebook. Mais informações neste link.

Imagem de destaque: Rafael Marchante/Reuters