A intolerância ao glúten mudou a vida a esta mãe

A vida de Rita Mendes Correia mudou completamente quando descobriu que um dos filhos era intolerante ao glúten. A cozinha transformou-se num verdadeiro laboratório de experiências culinárias e a paixão pela gastronomia veio atrás.

Este efeito colateral fez com que largasse o emprego estável que tinha como economista num banco e fundasse uma empresa de bolos e salgados sem glúten, a Gluoff. O sucesso do negócio levou-a a lançar agora o livro Coma à Vontade, que junta receitas sem glúten.

links_dolores

A forma como lidou com a intolerância ao glúten do filho faz com que a economista seja até muitas vezes procurada por outros pais que são apanhados de surpresa pela doença.

“Já me aconteceu ser a primeira pessoa, fora da família, com quem falam após o diagnóstico. Normalmente, são as mães que fazem as compras e, por isso, é com elas que tenho mais contacto. Nesta fase sentem-se perdidas, é inevitável. As maiores dúvidas relacionam-se com a confeção das refeições, que tipo de farinha utilizar, qual o melhor pão, dicas para fazer bolos e salgados e como gerir a contaminação cruzada na cozinha”, explica ao Delas.pt Rita Mendes Correia.

Entre os conselhos que costuma dar a quem lhe pede ajuda, a fundadora da Gluoff diz para relativizarem, procurarem apoio e explicarem a situação à restante família, amigos e na escola.

“Pensem que os filhos têm restrições alimentares e não uma doença que os impeça de brincar, fazer desporto e socializar. No caso da doença celíaca, que é de facto autoimune, o seu tratamento consiste apenas numa dieta isenta de glúten para o resto da vida. O primeiro passo será a inscrição na Associação Portuguesa de Celíacos (APC)”, aconselha a autora de Coma à Vontade.

Onde encontrar os bolos e salgados sem glúten da Gluoff?

A empresa de Rita Mendes Correia vende produtos alimentares para restaurantes e supermercados, mas também aceita encomendas por mensagem privada no Facebook, email (guluoff.orders@gmail.com) ou telefone (917 301 520). Em Lisboa, Sintra e Cascais, onde tem a fábrica, faz entregas ao domicílio. No entanto, as encomendas também podem ser levantadas diretamente no local de produção.

“Fizemos um esforço para praticar preços idênticos à pastelaria ‘normal’ e com ingredientes da melhor qualidade. Utilizamos, por exemplo, açúcar mascavado biológico e óleos de primeira pressão a frio. O preço dos bolos varia entre os 20 e 24 euros por quilo. Os salgados, isentos de glúten e laticínios, rondam os 1,30 euros por unidade”, acrescenta Rita Mendes Correia.

Ficha técnica do livro:

Coma à vontade

Coma à Vontade, de Rita Mendes Correia. Matéria-Prima Edições, 16,80 euros

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Dez anos de despenalização do aborto em Portugal…