Ciência explica por que mulheres devoram chocolate antes da menstruação

mulher-chocolate

Sim, há uma razão científica por trás das suas ânsias por chocolate quando está perto daquela altura do mês. Alguns dias antes da menstruação apetece-lhe, certamente, mais chocolate do que em todos os outros dias. E não é imaginação sua. Tem uma explicação científica.

Um grupo de investigadores do Instituto Nacional de Nutrição e Tecnologia de Alimentos do Teerão, no Irão, analisou os hábitos alimentares, o peso e os níveis hormonais de 30 mulheres entre os 18 e os 45 anos. Concluíram que durante a fase folicular – período entre o final do ciclo menstrual e o início da ovulação – as mulheres consumiram cerca de 1688 calorias. Já quando a ovulação começou, a ingestão calórica diária subiu para 2175 calorias.


Leia também o artigo: BeGirl: uma solução para a menstruação das raparigas em idade escolar


Esse aumento do consumo de calorias, segundo os autores do estudo, deve-se a um “aumento de estrogénio e progesterona durante a fase lútea [a última do ciclo menstrual], que pode levar à diminuição da serotonina, a mesma substância química que faz com que se sinta bem quando come chocolate.”

Os resultados deste estudo vêm também alertar que a avaliação dietética das mulheres deve ser interpretada de forma diferente nas diversas fases do ciclo menstrual, pois durante a ovulação sentem necessidade de ingerir um número maior de calorias.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Os alimentos para um inverno sem gripes