Como a MTV faz a “dança das cadeiras” nos VMA

Taylor Swift e Selena Gomez são melhores amigas

Nunca se questionou por que é que, nas cerimónias de entregas de prémios, Taylor Swift está sempre sentada perto das suas melhores amigas, como Selena Gomez? Ou por que é que Katy Perry e Rihanna surgem sempre lado a lado? Nada disto é por acaso. Nos MTV Video Music Awards – que decorrem este domingo à noite em Nova Iorque, EUA – há toda uma equipa que se dedica a estudar o melhor lugar para sentar cada uma das celebridades convidadas, de modo a incentivar uma maior interação entre elas e momentos divertidos.

À revista ‘Cosmopolitan’, a presidente do departamento de música e talento da MTV, Gina Esposito, revela que esse trabalho é realizado durante meses a fio – desde o momento em que as nomeações são anunciadas até ao início da cerimónia – e que sofre constantes alterações.

Eis o que precisa de saber sobre o processo:

1. Várias celebridades elaboram listas com o nome dos “vizinhos” que desejam:

Katy Perry e Rihanna são um bom exemplo disso, já que pedem com antecedência à organização para se sentarem juntas. Gina Esposito diz que a MTV faz o melhor para atender esses pedidos, até porque se juntar amigos na mesma zona da plateia, é mais provável que brinquem uns com os outros e protagonizem momentos dignos de, no dia seguinte, circularem em forma de gif nas redes sociais.

Rihanna e Katy Perry
Rihanna e Katy Perry
2. Todos querem estar perto de Taylor Swift:

“Ela tem tantos bons amigos, que tem sido difícil definir a sua posição nos últimos anos. Muitas pessoas pedem para se sentar ao lado dela”, revela a responsável do canal de entretenimento.

3. No final, a televisão é que manda:

A equipa dos VMA trabalha diretamente com os realizadores da emissão em direto, para se certificarem de que determinadas pessoas estão em frente das câmaras certas, de modo a serem filmadas de perto mais facilmente nos grandes momentos. “Planeamos as coisas de acordo com os ângulos das câmaras, tendo em conta as pessoas cujas reações queremos capturar ao longo da noite. A logística que está envolvida nesse processo é de loucos”, garante Esposito. E exemplifica: “Temos que pensar no tempo que alguém vai demorar, em caso de vitória, a ir do palco até aos camarins, se for cantar, dentro de três atos”.

4. Há quem ignore as regras e se sente onde quer:

“Há artistas que reorganizam os lugares quando lá chegam para se sentarem juntos. Desde que estejamos atentos a isso, por exemplo se a Selena Gomez se mudar para o lado da Taylor Swift, está tudo bem. Se não as sentarmos perto uma da outra, elas vão acabar por se juntar de qualquer maneira”, conta Gina.

5. Criar momentos entre Kanye West e Jay Z é um must:

Nos MTV VMA de 2011, quando Beyoncé revelou estar grávida depois de atuar em palco, as câmaras viraram-se de imediato para a primeira fila, onde Kanye West dava os parabéns a Jay Z. No plano de ação, entraram também as reações de Lady Gaga e Tony Bennett, sentados ali bem perto. “Foi uma amálgama tão bizarra de pessoas, mas foi simplesmente divertido”.

Jay Z e Kanye West
Jay Z e Kanye West

6. Um artista pode estar sentado perto do palco, mas não significa que vá vencer:
É tudo uma questão de logística e de organização. Os prémios nada têm que ver com a distribuição dos convidados pela sala. A responsável da MTV explica que a sua equipa tenta que toda a gente tenha fácil acesso ao palco.

7. Os artistas ficam obcecados com a planta da sala:
Muitos dos músicos que vêm ensaiar a sua atuação para a cerimónia, não resistem a saltar para a zona das cadeiras, assim que veem as fotografias de cada um dos convidados coladas aos respetivos lugares. Ficam tão obcecados, que chegam a tirar fotografias para não se esquecerem de quem vão ter à sua volta. Gina Esposito recorda um episódio particular, em que Sam Smith se apercebeu, durante um ensaio, que Beyoncé estaria na sua linha de visão durante a atuação. “Ele ficou mesmo assustado naquele momento”.

A MTV Portugal transmite os VMA em direto, este domingo, a partir da 01.00.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Serena Williams: “Ninguém pode dizer-vos o …