Publicidade Continue a leitura a seguir

10 dicas para um Natal sem stress

O Natal não tem de ser um pesadelo. Veja nesta galeria as formas que tem e que são tão fáceis para fugir ao stress da quadra festiva!
1. Tarefas bem distribuídas, se faz favor Uma sondagem de 2013 revelou que as mulheres inglesas despediam 270 horas a tentar preparar o Natal perfeito; que 50% dos homens achava que elas stressavam excessivamente e um terço considerava que conseguiria fazer melhor. Por seu lado, cerca de metade das mulheres disse não confiar no parceiro para assegurar tarefas essenciais. Vale a pena refletir sobre o tema… e perceber que a solução para um Natal mais feliz passa por uma justa distribuição das tarefas. Inclua as crianças pois há muitas coisas que podem fazer e o ambiente festivo é uma motivação extra para passarem a assumir novas responsabilidades.
2. Controle o orçamento Os apelos ao consumo são inúmeros nesta época e a vontade de ter um Natal memorável podem levá-la a fazer compras sem pensar duas vezes. A melhor forma de evitar que as finanças derrapem é estipular um orçamento que inclua presentes, alimentação e outras despesas estritamente necessárias e segui-lo à risca. Recicle a decoração natalícia do ano anterior para poupar dinheiro e peça aos convidados que tragam bebidas e doces, por exemplo.
3. Esqueça a perfeição Tente ser realista ao avaliar o seu tempo, a sua capacidade financeira e a energia que pode investir neste Natal. E relaxe pois expectativas demasiado altas irão provavelmente traduzir-se numa desnecessária sensação de fracasso… Eventos irrepreensíveis não existem e famílias perfeitas também não.
4. Presentes? Viva a Internet! Todos os anos pensa comprá-los em novembro mas por esta altura ainda lhe faltam lembranças para metade da família. É pôr mãos à obra, melhor dizendo pés ao caminho das lojas ou centros comerciais e, se não quiser ter um ataque de nervos, esteja lá quando abrirem a porta para evitar multidões e filas na caixa. Uma boa alternativa é optar pelas compras online: poupa-se à confusão, pode comparar preços facilmente e muitas marcas garantem entregas em 24 ou 48 horas, como é o caso da Intimissimi, da Mango ou da FNAC. E que tal oferecer apostas no Euromilhões? Talvez a sorte grande saia na família e até lhe deem uma comissãozinha…
5. Passar a consoada fora de casa É uma tendência que cada vez tem mais adeptos e percebe-se bem porquê: as únicas preocupações que terá resumem-se à compra dos presentes e à escolha do que vestir na noite de Natal. Não precisa de ter a casa num brinquinho, passar horas ocupada com a decoração, cozinhar ou caminhar quilómetros entre a cozinha e a sala para transportar as iguarias para a família. E, no dia seguinte, pode dormir até tarde pois não há nada para arrumar! Os preços variam consoante o espaço escolhido, claro, mas contabilizando custos, tempo, trabalho e paciência poderá vir a concluir que não sai caro. Ou pode até aproveitar para (re)visitar um lugar especial, por exemplo o Bistro 100 Maneiras (http://100maneiras.com), do conhecido chefe Ljubomir Stanisic, eleito o melhor restaurante do mundo por uma conceituada publicação. O menu natalício custa 120€ por pessoa.
6. Comprar a refeição no restaurante preferido Neste caso terá de ter a casa quase imaculada para receber a família e tratar da decoração mas, pelo menos, não precisará de fazer muitas compras nem de perder horas na cozinha. Adora o cabrito ou o peru de um determinado restaurante? Encomende. No dia 24 só tem de ir buscar o tabuleiro, aquecer e servir.
7. A tradição já não é o que era… Bacalhau com todos? Não é mau mas implica que cozinhe no próprio dia, o que significa que à hora do jantar estará muito mais cansada. E que tal fazê-lo no forno? Pode preparar tudo na véspera e, a 24, só tem de ligar o fogão.
8. … mas há tradições que é preciso manter! Aquele arroz doce que a tia-avó Celeste fazia tão bem vinha mesmo a calhar… e era menos uma sobremesa com que se preocupar! Se lhe disser que é uma das suas melhores recordações de infância dificilmente a senhora recusará trazê-lo para a consoada. Além disso, é provável que fique encantada por poder participar.
9. Vá passear o cão… … tome um longo banho, durma a sesta, trate das plantas ou dedique-se a qualquer outra atividade que lhe dê prazer. Importante é que tenha um tempo só para si antes de receber os convivas. Ir à rua com o cão também pode ser um bom escape quando vier à baila aquela velha conversa que a irrita todos os anos. Não tem animal de estimação? Invente um bom motivo para se ausentar por uns minutos. Vale tudo menos chatear-se. 10. Estar presente é o melhor presente Se estiver ocupada com mil tarefas e a cabeça sempre a antecipar o momento seguinte, seja servir a sobremesa ou evitar que as embalagens de presentes vazias se amontoem, é possível que nem se aperceba do que se passa na sala. E, no entanto, o que ficará do Natal serão as boas memórias e essas são feitas de abraços, risos e conversas. Ofereça atenção e permita-se recebê-la. Além disso, esta é uma época de festa, por isso a palavra de ordem é apenas uma: divertir-se!
Feliz Natal!

Publicidade Continue a leitura a seguir

Esta é uma das alturas mais stressantes do ano e convém estar preparada para lidar com ela: aposte em soluções práticas, tente controlar as expectativas e lembre-se de que a sua atenção é o melhor presente que pode oferecer à família e amigos.
1. Tarefas bem distribuídas, se faz favor
Uma sondagem de 2013 revelou que as mulheres inglesas despediam 270 horas a tentar preparar o Natal perfeito; que 50% dos homens achava que elas stressavam excessivamente e um terço considerava que conseguiria fazer melhor. Por seu lado, cerca de metade das mulheres disse não confiar no parceiro para assegurar tarefas essenciais.
Vale a pena refletir sobre o tema… e perceber que a solução para um Natal mais feliz passa por uma justa distribuição das tarefas. Inclua as crianças pois há muitas coisas que podem fazer e o ambiente festivo é uma motivação extra para passarem a assumir novas responsabilidades.

2. Controle o orçamento
Os apelos ao consumo são inúmeros nesta época e a vontade de ter um Natal memorável podem levá-la a fazer compras sem pensar duas vezes. A melhor forma de evitar que as finanças derrapem é estipular um orçamento que inclua presentes, alimentação e outras despesas estritamente necessárias e segui-lo à risca. Recicle a decoração natalícia do ano anterior para poupar dinheiro e peça aos convidados que tragam bebidas e doces, por exemplo.

(veja as outras dicas para um Natal sem Stress na nossa galeria)

Teresa Frederico