4 truques essenciais para uso de máscara sem embaciar os óculos

Medical mask and Glasses fogging. Avoid face touching, Coronavirus prevention, Protection.
[Fotografia: Istock]

Quem precisa de usar óculos tem um desafio acrescido pela frente se tiver de usar máscara. Numa altura em que se fala de um uso mais generalizado deste meio de proteção, mesmo com recurso a soluções caseiras ou a adaptação de lenços e bandanas, saiba como usar uma sem ter de estar sempre a tocar na cara para tirar os óculos porque estão embaciados e comprometendo a proteção contra a pandemia do novo Coronavírus.

Tal acontece porque a respiração quente e húmida entra em contacto com as superfícies frias das lentes, fazendo com que a névoa, por tensão superficial, permaneça nos óculos.

Lavar os óculos com água e sabão: Segundo estudos de os Anais do Royal College of Surgeons of England, recomenda-se que antes de colocar a máscara, lavar sempre as lentes com água e sabão, sacudindo excesso e deixando secar ao ar. Depois, os óculos devem ser limpos com um pano macio.

Uma vez cumprido este processo, pode ser colocada a máscara e os óculos devem embaciar bastante menos com esta solução. Segundo o site norte-americano The Cut, fazer esta lavagem “deixa uma fina película surfactante, que permite reduzir a tensão superficial e faz com que as moléculas de água se espalhem uniformemente numa camada transparente”.

Colocar um lenço de papel dobrado entre o nariz e a parte superior da máscara: O objetivo é criar uma barreira que trave a humidade e o ar quente exalado do nariz e boca. Um lenço de papel simples, cortado, dobrado em retângulo e a acompanhar toda a parte superior da máscara ajudará a absorver este excesso.

Dobrar a parte superior da máscara para baixo: Este passo não só vai ajudar a segurar o retângulo de lenço que acabou de colocar, como vai criar barreira adicional. Esta é uma fórmula alternativa para as máscaras que não têm uma pinça em metal para as segurar na cana do nariz.

Transformar um gancho ou um clip numa estrutura ajustável ao nariz: Um gancho de cabelo em metal simples, um pedaço de arame ou um clip – todos bem martelados nas pontas para que não piquem – podem ser uma ajuda caso faça a sua máscara em casa. Na parte superior da estrutura, na zona da costura, insira uma daquelas soluções acima reefridas, completamente aberta e desfeita. Quando aplicar a máscara, ajusta-a ao nariz, fazendo com que ela não dance no rosto.

Evitar aberturas laterais para resolver o problema: Deixar espaço na lateral da máscara de nada servirá porque essas aberturas comprometem alguma da proteção fornecida pelas máscaras. Estas devem estar ajustadas a toda a zona circundante ao nariz, boca e bochechas.

Veja ainda baixo algumas recomendações de como devem ser usadas as máscaras faciais, garantindo uma maior proteção.

A máscara deve ser individual e sempre para o mesmo elemento da família. Recomenda-se que existam pelo menos duas máscaras por pessoa.

Devem estar ajustadas ao rosto, cobrindo a boca e o nariz, e sem espaços nas laterais do rosto.

A máscara deve ter duas camadas de tecido para garantir uma maior eficácia

Deve ser trocada sempre que fica molhada – recomenda-se que após duas horas -, e retirada apenas e só pelos elásticos (sem tocar no tecido) e deve ser logo mergulhada numa solução de água com lixívia para ser depois lavada.