Polémica sexual no ‘BB’ chega à política. Da nomeação à reação de Cristina Ferreira

hipersexualidade sexo amor homem mulher corpo mente
[Fotografia: Unsplash/Maru Lombardo]

Ricardo teceu declarações junto de Bruno, que estava em missão, dando a entender que se tinha envolvido de forma íntima com a namorada, Joana, quando esta estava a dormir no Big Brother (TVI). “Já houve festa. Ela pode não se ter apercebido, mas isso é uma coisa sobre a qual não posso fazer nada”, disse.

As palavras do concorrente espoletaram vários comentários negativos e pedidos de expulsão por parte de internautas e da comentadora Ana Garcia Martins, mais conhecida pelo blogue “A Pipoca Mais Doce”, que criticou a pouca ação do “BB”. Debate-se, então, o facto de Joana desconhecer este momento porque estaria a dormir e não terá havido margem para consentimento.

polémica caso sexual Big Brother TVI ricardo joana
[Fotografia: Instagram Ricardo Pereira]
Cristina Ferreira, diretora de Entretenimento e Ficção da TVI, já reagiu à situação no programa Cristina ComVida, de 2 de novembro, afirmando que se tornou numa polémica porque as pessoas a criaram nas redes sociais.

“Até porque o ‘Big Brother’ é um dos programas que levanta sempre muitas questões e que faz com que nós de fora observemos os comportamentos dos outros. E há uma polémica, assim chamada, porque hoje em dia as pessoas também as tornam e as criam nas próprias redes sociais“, disse, na emissão de terça-feira, 2 de novembro, do programa “Cristina ComVida”.

A também apresentadora garantiu ainda que os concorrentes estão a ser vigiados durante 24 horas na casa do “reality show” e que o “BB” está atento a tudo o que acontece.

Fora da televisão, mas no domínio mais político. A deputada não inscrita Cristina Rodrigues também condenou o episódio e fê-lo na sua rede social Twitter.

“Se dizes que te envolveste com alguém mas a pessoa não sabe porque estava a dormir, das três opções uma: 1. Estás a mentir e achas que tem piada dizer coisas deste género e n te apercebes da gravidade; 2. alucinaste; 3. Violaste uma pessoa. Não vejo o BB, já alguém falou com a rapariga?”, escreveu na mensagem que pode ler na íntegra abaixo,

Já a família do comissário de bordo mostrou-se revoltada com as acusações, defendendo o concorrente no Instagram: “Queremos agradecer por todo o apoio e compreensão que temos recebido de tanta gente. Efetivamente trata-se de uma brincadeira de mau gosto, mas foi isso mesmo, uma brincadeira. Não estamos a falar de alguém sem princípios, muito menos de um monstro, de um violador. Este tipo de acusações são tão graves (quando não verdadeiras) quanto o ser efetivamente. Todos têm direito à sua opinião e é com tristeza que recebemos algumas tão tristes”.

Lembre-se que, após as polémicas afirmações, o “Big Brother” sancionou, na noite de segunda-feira, 1 de novembro, Ricardo com a nomeação direta, apelando aos concorrentes para que tenham atenção ao “peso das palavras”.

“Peço que redobrem a atenção ao peso das vossas palavras. Que este momento sirva de reflexão para todos aqui e em casa dos portugueses. Infelizmente, ainda há muita gente, sobretudo mulheres, a sofrerem em silêncio, sem denunciarem os atos criminosos de que são vítimas”, afirmou, em frente a todos os concorrentes.

Chamado a justificar as suas palavras, o comissário de bordo explicou que se estava a referir ao “número três”: a masturbação. “O Bruno estava numa brincadeira vestido de padre exorcista, numa brincadeira plena, perguntou-me de pecado. […] Falando um pouco sem tabus, disse que não tinha e ele disse que toda a gente estava a dizer o mesmo e que eu tinha que dizer algum. Falei naquilo que chamamos o ‘número três’ aqui na casa, que é a masturbação. […] Abordei aquela piada que dizem ‘na minha casa há festa às 10 da noite, quer esteja o companheiro ou não’ e eu disse que teria festa na cama, sem ninguém se aperceber, incluindo a Joana”, contou.

Por fim, Ricardo pediu desculpa à sua família e a Joana. “Não peço desculpa a quem tirou as conclusões erradas e quem fez disto um drama […]. Peço desculpa à Joana porque é a principal lesada nisto porque passa por esta situação desnecessariamente, aos meus filhos, aos meus pais, ao meu irmão, à minha família e aos meus amigos“.