Alicia Jay, virgem aos 36 anos, vai mostrar porquê num programa de tv para gigantes

Alicia Jay é uma mulher de 36 anos e 2,01 metros de altura. Os centímetros a mais, quando comparada com a média de quem a rodeava, desde tenra idade, não lhe deram uma infância e uma adolescência fáceismas hoje vive bem consigo própria e orgulha-se da altura que tem. Alicia Jay uma das caras da terceira temporada da série “My Giant Life”, com estreia marcada para dia 28 de novembro, no canal distribuido por cabo TLC.

Sempre fui mais alta que as outras raparigas, na verdade sempre fui a criança mais alta da sala de aula e acho que só me apercebi que era excecionalmente alta quando tinha seis anos. Sofri de bullying por causa disso, diziam-me coisas muito negativas e más e eu acreditava no que me diziam, porque não sabia que esses centímetros a mais me distinguiam do resto das pessoas”, explica Alicia Jay nesta entrevista por telefone.

Uma etapa da vida que se tornou ainda mais complicada dada a dificuldade em encontrar roupa à medida: “Quando era adolescente, era bastante difícil encontrar roupa para mim, cheguei a vestir roupas usadas de rapaz. Pensava que não podia usar sapatos altos, porque faziam-me ainda mais alta. Muitas vezes pensei: ‘Porque é que eu quero ser mais alta quando já sou alta?’ Agora sei que usar sapatos altos é algo que posso fazer como uma forma de me expressar. Não interessa o quão alta possas ser, se queres usar sapatos altos, usa!”.

Foi a chegada à faculdade que mudou Alicia. Passou a ver-se de outra maneira: “Quando cheguei à faculdade encontrei mulheres altas que tinham orgulho na sua altura e que eram absolutamente maravilhosas. Então pensei: ‘Se elas conseguem, eu também consigo!’. Acreditei tanto tempo nas mentiras que as pessoas me diziam que ver outras mulheres gostarem da sua altura fez-me gostar também da minha. Estou-lhes muito agradecida”.

Atualmente, Alicia Jay é modelo, atriz, produtora dos jogos da equipa de basquete Golden State Warriors e uma das mulheres com mais de dois metros que mostra o seu dia-a-dia na série My Giant Life, do TLC.

“Quase não aceitei fazer o programa por causa da palavra ‘Giant’ [Gigante] no título, porque essa era uma das palavras utilizadas contra mim quando me faziam bullying. Mas, um dia, a minha mãe disse-me: ‘Sabes que mais? Tu vives mesmo em grande, tu sonhas grande, tens uma religião gigante e gigante é uma boa forma de descrever a tua vida. Não há nada de errado em ter objetivos grandes’. As palavras podem ser usadas para nos elevar ou destruir, o impacto delas tem muito a ver com a forma como as encaramos”.

Para passar esta mensagem, Alicia Jay criou um blog, Tall Swag: “É um sítio onde as pessoas podem ir e descobrir como se podem comportar de maneira corajosa, orgulhosa e com estilo, onde podem celebrar quem são. É uma maneira de andarmos de queixo erguido todos os dias em todos os aspetos”.

Alicia Jay [Fotografia: DR]

Hoje Alicia assume completamente os seus dois metros e um centímetro, embora reconheça que o facto de ser alta influencia o seu dia-a-dia: “Às vezes, nos aviões não há espaço para as minhas pernas e arranjar carro também é complicado. Tenho um carro suficientemente grande para mim, mas se conduzir algum carro de amigos ou alugar um, torna-se difícil conduzir, pois costumam ser pequenos, mal me consigo sentar lá. Encontrar um homem também é difícil, porque tradicionalmente as pessoas pensam que a mulher tem de ser mais baixa que o homem e isso pode constituir uma dificuldade”.

Então a Alicia está sozinha? “Sou solteira, não tenho namorado, nem ninguém. E acho que tem a ver com isso. Muitos homens sentem-se intimidados com a minha altura e acabam por não me querer conhecer. Mas encaro isso como uma oportunidade para encontrar a pessoa certa para mim. Portanto, se te sentes intimidado, não te queria de qualquer das formas”.

À espera do homem certo, Alicia é considerada na série a virgem mais alta do mundo, algo que garante não a incomodar: “Vejo a minha virgindade como um presente, quero mesmo esperar pelo meu futuro marido, quem quer que ele seja. Acho que é algo bonito e que as pessoas não entendem”.

Tal como a altura, também a virgindade é um dos temas que Alicia pretende abordar nos episódios da série The Giant Life: “Quero que o programa permita partilhar a minha história de forma real, que seja uma forma de ajudar outras pessoas, de inspirá-las. De dar a perceber como uma mulher alta e solteira funciona em sociedade e também a questão da virgindade e da religião. Quero mostrar ao público que as imagens que pintam das mulheres altas e das mulheres virgens são falsas. Nós podemos ser quem somos, sem medos. Nós somos altas, mas somos tão mais do que isso.”

A vida de Alicia Jay chega ao TLC já na próxima terça-feira, 28 de novembro, pelas 20h55, através da terceira temporada da série “My Giant Life” que conta ainda com as histórias de mais cinco mulheres com mais de dois metros de altura: Haleigh, Katja, Lindsay, Krista e Coo.

Percorra a galeria de imagens para conhecer melhor Alicia Jay.

 

#powerwoman Marisa Matias: “Estamos a viver um momento de retrocesso dos direitos das mulheres”

Palmira Cruz tem 100 anos e treina no ginásio todos os dias