Anabela Mota Ribeiro: “O cancro mudou tudo na minha vida, tudo”

47786819_GI30092023CarlosCarneiro000048
[Fotografia: Carlos Carneiro / Global Imagens]

Um caroço na mama impôs-lhe a urgência de marcar e fazer uma ressonância magnética, que até lhe traria, tendo em conta o resultado, boas notícias. Porém, uma médica “cuidadosa” foi além e encontrou, não naquele caroço, mas noutra parte da mama, um nódulo que poderia ter trazido outra realidade, bem mais dura, a Anabela Mota Ribeiro.

À boleia da Semana da Mama, que decorre na Alameda, em Lisboa até 30 de outubro, a jornalista e escritora, que lançou recentemente o livro O Quarto do Bebé, conta o seu testemunho pessoal com a doença, que debelou há quatro anos, e apela ao rastreio. “Descobri que tinha um cancro da mama assim: senti um caroço, fui fazer mamografia, não parecia ser nada. Mas, para dissipar todas as dúvidas, fiz uma ressonância magnética”, revela num testemunho que publicou esta terça-feira, 24 de outubro, na sua conta de Instagram. E prossegue: “Na ressonância, percebeu-me que o caroço, a que chamei grão de bico, que me levou a fazer o exame, não era de facto nada. Contudo, numa parte não palpável da mama, e não visível na ecografia, estava um nódulo de 1 centímetro, devia ter uns meses em mim, maligno. Se a médica não tem sido cuidadosa, ficava a crescer até à mamografia seguinte, e, provavelmente, o processo não teria sido tão ‘simples’.”

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Anabela Mota Ribeiro (@amotaribeiro)

Para Anabela Mota Ribeiro o diagnóstico atual não podia ser mais concreto: “O cancro mudou tudo na minha vida, tudo (O Quarto do Bebé parte deste abalo sísmico)”. Por isso, a escritora e jornalista usa a sua voz para “apelar ao diagnóstico, à vigilância sem tréguas ou facilitismos, à confiança na ciência” e pede ainda a todas as pessoas saudáveis que doem uma amostra de sangue, na Semana da Mama que está em curso, “para tentar compreender o que corre mal, quando corre mal”, afirma.