As cascas de laranja reduzem o risco de cancro e melhoram a saúde cerebral

cascas
Fotografia: Getty Images

As cascas de laranja, por demasiado tempo descartadas, oferecem uma ampla gama de benefícios à sua saúde. São ricas em vitamina C, fibras e uma variedade de vitaminas e antioxidantes. Apesar de duras e amargas quando cruas, fornecem uma ótima textura e um toque único à receita certa.

Além disso, ao usar as cascas de laranja está, ainda, a contribuir para que menos comida acabe no lixo. Aliar os excedentes alimentares a refeições mais criativas e saudáveis é uma das formas de unir saúde ao combate ao desperdício.

Vantagens da vitamina C

A vitamina C é recorrentemente associada à prevenção de constipações. Contudo, são diversas as suas vantagens.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), apenas uma colher de sopa de casca de laranja contém 14% da dose diária de vitamina C recomendada. Isto é quase três vezes mais vitamina C do que aquela que contém o interior da laranja.

Segundo um estudo do jornal académico International Journal of Molecular Sciences (2016), a vitamina C pode desempenhar um papel positivo na saúde cardiovascular, reduzindo a rigidez das artérias e melhorando a função endotelial. Além disso, também auxilia na saúde digestiva, ajudando o corpo a absorver o ferro e fortalecendo os dentes e as gengivas.

Esta vitamina desempenha, ainda, um papel vital na saúde do cérebro e na prevenção de certas doenças. De acordo com um estudo publicado em 2009 pela empresa Elsevier, a vitamina C está, também, associada a um menor risco da doença de Alzheimer.

Benefícios da casca de laranja

A vitamina C não é o único benefício da casca de laranja. Conforme declarado pelo USDA e pelo International Journal of Food Science and Nutrition Engineering, a parte externa da laranja também é rica em:

– Cálcio
– Carotenóides (vitamina A pré-formada)
– Ácido fólico (vitamina B9)
– Limonene
– Pectina
– Potássio
– Riboflavina (vitamina B2)
– Tiamina
– Piridoxina (vitamina B6)
– Polifenóis

Os polifenóis são substâncias antioxidantes responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares, pela atividade anti-inflamatória e pela prevenção da obesidade e da diabetes. Além disso, segundo uma revisão de 2018 publicada no Journal of Saudi Society of Agricultural Sciences, os polifenóis têm, também, benefícios no combate a vários tipos de cancro e de doenças neurodegenerativas.

O limoneno, por sua vez, está a ser estudado como um tratamento ao cancro da mama e colorretal.

Desvantagens das cascas de laranja

Infelizmente, a casca é bastante amarga e difícil de mastigar. A textura dura e o alto teor de fibra também podem dificultar a digestão. Consumir grandes pedaços de casca de laranja crua pode causar cólicas ou inchaço.

Além disso, as laranjas comercialmente disponíveis têm uma quantidade significativa de resíduos de pesticidas, que representam um risco para os consumidores. Contudo, e para contornar esta questão, deixamos-lhe algumas dicas:

– Passar os alimentos por água morna: De acordo com o site Health Digezt, os especialistas sublinham que deve passar a fruta e os vegetais por água morna e não quente.

– Mergulha-los em água com sal: Deixar os alimentos durante uns minutos numa bacia de água morna com uma colher de chá de sal grosso antes de os passar por água morna e de os limpar.

– Mergulha-los em água com vinagre: Passar os alimentos por uma bacia com água e uma colher de sopa de vinagre.

– Spray: Para fazer o seu próprio spray basta juntar uma colher de sopa de sumo de limão e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. De seguida, borrife as frutas e os vegetais depois de os passar por água morna e antes de os secar.

Como cozinhar casca de laranja

– Casca de laranja cristalizada: Esta receita sugere ferver as cascas duas vezes para remover completamente o sabor amargo. Depois de cristalizar as cascas numa panela com açúcar e água, e para um deleite extra, mergulhe-as em chocolate preto derretido.

Pão de casca de laranja: Apesar de mais demorada, esta receita de pão doce é uma excelente maneira de evitar os excedentes da laranja.

Geleia: Para esta receita apenas são necessários três ingredientes, 12 laranjas, um quilo de açúcar e um copo de água.

Chá de laranja, hortelã e mel: Para o chá apenas precisa de ferver as cascas da laranja com a hortelã e depois é só adoçar com um pouco de mel. Enquanto a hortelã é indicada para melhorar a digestão e diminuir enjoos, a casca da laranja é uma fonte de nutrientes, como a vitamina C e polifenóis.