As dez coisas que mais irritam uma bartender

Duas bartenders de sítios diferentes do país, uma que trabalha num bar e outra numa discoteca. Espaços diferentes, mas os mesmos dilemas: assédio, discriminação, preconceito e o constante pedido de “borlas”.

O Delas.pt tentou entender qual a realidade das mulheres por detrás de um balcão de um espaço noturno, e estas são as dez coisas que mais irritam aquelas que nos servem uns copos (confira tudo na galeria de imagens a cima).

“Eu não trabalho na noite, trabalho à noite. É o meu horário de trabalho, tal como qualquer outro”

É assim que se queixa Frederica (nome fictício), quando lhe questionamos sobre a discriminação e o preconceito no trabalho. “Muitas vezes dizem-me que por trabalhar à noite sou uma oferecida ou não tenho objetivos de vida“, afirmou.

“Somos quase que ‘obrigadas’ a estar sempre a sorrir, mesmo quando as coisas azedam para o nosso lado. Se não sorrimos, somos antipáticas, se sorrimos demais, somos oferecidas”

Mas mesmo por entre estes desabafos, Frederica admite adorar trabalhar à noite. Gosta do ambiente e dos amigos que já fez e tenta ignorar as partes menos boas. Afinal de contas, é um trabalho como todos os outros, mas com uma dose extra de paciência e gelo.

Já Emília (mais um nome fictício) conta que embora sofra de assédio no seu local de trabalho por ser mulher, os colegas do sexo masculino não ficam nada atrás. Ambos estão sujeitos a situações mais desagradáveis: “Sempre que temos que passar por um grupo grande sabemos que a probabilidade de levar um apalpão é elevada“, desabafa.

Por entre apalpões, piropos e problemas com as namoradas dos homens que se metem com elas, estas são as dez coisas que mais irritam uma bartender. Se está a pensar sair à noite este fim de semana, então saiba precisamente o que não fazer ou dizer às mulheres que trabalham no seu estabelecimento de eleição.

Pode também querer ler:

Empregadas de loja portuguesas revelam o que mais as irrita

10 coisas que irritam uma empregada de supermercado

As 14 coisas que irritam uma assistente de bordo