Cabelo de mãe não é mito, mas há truques para contornar esta fase

mãe

A queda de cabelo depois do parto é um problema que afeta muitas mulheres, devido às alterações hormonais que o corpo sofre nessa fase.

Na maioria dos casos o problema é provisório e desaparece naturalmente ao fim de alguns meses. Mas enquanto o corpo readapta os níveis de estrogénio, o número de fios de cabelos que a mulher perde é substancialmente superior ao normal, o que pode ser não só assustador, como causar problemas de autoestima.


Veja também o artigo Constança Cordeiro Ferreira: “Um corpo de pós-parto não é um corpo desleixado”


Para melhorarem rapidamente a sua imagem e se sentirem melhor com a sua aparência, as mulheres optam, muitas vezes, por cortar o cabelo, adotando um “estilo” que os especialistas em imagem reconhecem facilmente.

Mesmo que os tipos de corte sejam diferentes, eles identificam uma tendência comum nas mulheres que passam por essa fase e que tentam a todo o custo cobrir as falhas capilares.

“A primeira coisa que as mães recentes fazem é cortar o cabelo. Elas já se sentem péssimas com os seus corpos e só querem recuperar a sua identidade novamente. Mas, normalmente, cortar o cabelo é um grande erro”, alerta, em declarações ao jornal ‘The New York Times’, Juan Carlos Maciques, cabeleireiro no salão Rita Hazan, em Manhattan, Nova Iorque.

Uma vez que a queda é temporária e termina ao fim de alguns meses, Maciques recomenda que as mulheres esperem cerca de um ano antes de fazerem uma mudança drástica, para terem uma noção de como o seu corpo vai reagindo e se transformando face a esse reajuste hormonal.

“A mulher pode ainda não ter atingido o peso que quer. E a verdade é que o cabelo comprido pode funcionar como uma distração. Quando se opta por um corte curto fica-se mais exposto”, lembra.

Dicas úteis e truques
Apesar de ser uma fase normal para muitas mulheres, há alguns truques que podem ajudar a ultrapassá-la com uma maior tranquilidade. Veja quais, em baixo:

Volume: o uso de champô seco ou de uma espuma para dar volume são dois produtos que podem ajudar a que o cabelo pareça menos fraco e sem vida.

Manter a rotina: apesar de o cabelo cair bastante durante a lavagem, passar a lavá-lo menos vezes ou a não usar champô não é solução. O cabelo acabará por cair de qualquer maneira, por isso de nada serve mudar a rotina.

Planear: a mulher deve começar a planear ainda durante a gravidez que opções vai tomar quando o cabelo começar a cair e isso pode passar pela cor. No terceiro trimestre da gravidez o ideal será escolher um tom natural e depois optar por madeixas ombré.

Corte: Se mesmo assim a decisão recair num corte, um estilo bob acima dos ombros pode revelar-se uma boa solução e ainda dar à mulher um toque chique.

Imagem de destaque: Shutterstock