Cabelos brancos: Não faça isto em casa em tempo de quarentena

Beautiful senior woman working on laptop while drinking coffee
[Fotografia: Istock]

Quem já começou a ter cabelos brancos possivelmente já reparou que eles parecem estar a aumentar com a quarentena instalada para evitar a propagação do pandemia por Covid-19. Mas será mesmo verdade?

Ao Delas.pt, o hairstylist Cláudio Pacheco e rosto internacional para a linha Pro Longer da L’Oréal Professionel crê que esse aumento se deva ao facto de “estarmos todos mais atentos”. No entanto, vinca o cabeleireiro, não faltam angústias e stresses vários que, nesta altura, aceleram a desmaterialização dos fios capilares. “Os cabelos brancos podem aparecer decorrentes de fatores de stress e todos estamos em níveis que não tínhamos há alguns anos”, destaca Cláudio Pacheco, acrescentando: “Há, depois, as alterações alimentares, alterações hormonais e todas as quebras de rotina a ter em linha de conta.”

Como resolver esta questão? “Para quem tem mais cabelos brancos e raízes, o melhor nesta altura é não fazer nada!” O pedido é feito pelo hairstylist, antecipando uma das angústias possivelmente frequente em época de isolamento social.

Cláudio Pacheco, rosto internacional para a linha Pro Longer da L’Oréal Professionel, desaconselha o faça-você-mesmo com as soluções profissionais que estão à venda ao público, bem como as tintas de supermercado. “Não devem comprar colorações profissionais para fazer em casa ou recorrer às box colored, as chamadas cores de supermercado, porque é entrar em aventuras e podem correr mesmo mal”. A cor não ficar como o desejado ou haver irregularidades no tom final são alguns dos desaires possíveis.

Mas, então, qual a solução? “Os sprays de cor são a solução mais viável para esta altura porque conseguem o efeito desejado sem manchar o cabelo, saindo com a lavagem”, refere o cabeleireiro e co-proprietário do Chiado Studio. “Há cada vez mais soluções e mais marcas, eu pessoalmente prefiro as que são em pó”.

Para quem tem cabelos totalmente brancos, o melhor é deixar estar e esperar que a reposição da normalidade volte a abrir os salões para ter a oportunidade de fazer “um bom corte”, pede o cabeleireiro.

Por enquanto, e seguindo as recomendações do especialista, aconselha-se “um champô e condicionador hidratantes e um anti-frizz porque os brancos são fios capilares mais frisados que os normais”, diz Cláudio Pacheco.

Um ritual que, vinca o cabeleireiro, deve ser cumprido “uma a duas vezes por semana”. “Recomendo um champô e condicionador com pigmento de violeta azul – como por exemplo o Silver da L’Oréal Pro – porque se o cabelo já for mesmo branco, vai ficar mais prateado; se estiver mais amarelado, vai ajudar a retirar esse pigmento e dar-lhe um ar de branco saudável”, justifica.

Porém, alerta: “Só se devem usar estes pigmentos uma vez por semana porque ao fazê-lo com regularidade quase diária, ao fim de três quatro meses, o cabelo começa a ficar azul-bebé devido ao pigmento.

Cabelos: Como lidar com o maior inimigo da quarentena, o elástico