Cinco ações que pode fazer para ajudar a travar o coronavírus

iStock-1157051736 (1)
[Fotografia: iStock]

O início de 2020 não tem sido fácil. Mais que nunca, temos vindo a aprender o quão importante é ajudar a sociedade. As notícias alarmantes sobre o contágio do novo coronavírus têm deixado a população cada vez mais preocupada com a saúde global e como vai ser daqui para frente.

Sabemos que o mais seguro é ficar em casa e lavar frequentemente as mãos. Na verdade, o próprio Governo português aconselhou a que assim fosse após ter sido declarado Estado de Emergência Nacional pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Para alguns, estar em casa é um privilégio que nem todos podem ter mas, para além do pessoal de saúde – que trabalha diariamente para combater o surto de Covid-19, também os cidadãos podemos ajudar na luta que tem sido a de travar o avanço da pandemia.

Se não sabe o que pode fazer para colaborar na solução desta pandemia, mostramos-lhe agora as soluções para ajudar a família, amigos ou vizinhos.

Dar sangue: O Centro Hospitalar e Universitário de São João, no Porto, já apelou às dádivas de sangue, importantes nesta altura em que os bancos de sangue começam a ficar sem armazenamento. Se não tiver sintomas de Coronavírus, vá a um centro de recolha de sangue e ajude quem está a precisar.

Não espalhe informações falsas: As mensagens no WhatsApp e nas redes sociais têm sido agitadas nos últimos tempos. É crucial que, antes de pressionar o botão enviar ou publicar, tenha a certeza de que as informações que está a partilhar com os amigos, familiares ou seguidores sejam de uma fonte oficial. Ao partilhar um artigo sensacionalista que carece de fontes oficiais, pode estar a causar danos às pessoas que não têm os recursos ou a capacidade de diferenciar o verdadeiro do falso.

Apoie os idosos emocionalmente: Algo que podemos fazer em casa é verificar por telefone se as pessoas idosas que conhecemos estão bem. Neste momento, a melhor forma de ajudar os mais velhos é ficar em casa, já que eles são um grupo de risco. Mas ficar em casa não significa que tenha de parar de lhes dar atenção. Pelo contrário, é fundamental ligar-lhes todos os dias para verificar se eles estão bem e, também, para lhes dar apoio emocional.

Faça uma doação: Se a carteira assim o permitir, é hora de ajudar a população mais vulnerável. Há muitas instituições de caridade que trabalham todos os dias com pessoas idosas ou especialmente vulneráveis e que estão a necessitar de ajuda para tornar um pouco mais suportável esta crise.

Dê amor a quem mora sozinho: O isolamento social parece algo fácil, mas, na verdade, não é bem assim. Para ajudar os outros a sentirem-se bem, principalmente os que vivem sozinhos. Dê atenção especial a amigos, vizinhos ou parentes que não vivem com ninguém.