Publicidade Continue a leitura a seguir

Cinco medidas para evitar ganhar peso em tempo de excesso

[Fotografia: Pexels]

Publicidade Continue a leitura a seguir

Dezembro. Está aberto o mês de todos os excessos com jantares mais faustosos e longos, com mais doces e petiscos à disposição. Para quem quer fazer dieta, este período do ano vem testar ao limite a capacidade de resistência cumprir um plano para perda de peso.

Sabendo-se que não há fórmulas mágicas e que não vale a pena mergulhar em castigo, há, porém, mecanismos que podem ajudar a controlar um pouco mais o ganho de peso.

Veja abaixo Cinco medidas que, cumpridas, poderão evitar um ganho extraordinário que quilos e comece a preparar o corpo para o embate.

Treinar em casa e caminhar mais. Usar o seu peso corporal para fazer exercícios pode fazer maravilhas sem que dê por isso, podendo cumpri-lo em qualquer circunstância estando em casa. Marque rotinas e pequenos períodos do dia em que possa exercitar-se.

Pense noutras atividades. Se é adepta do ar livre, caminhe, definindo uma meta diária. E quanto mais, melhor. Se pode fazer um percurso a pé em vez de carro, porque não? Carregue os próprios sacos das compras, se não estiverem muito pesados para as suas costas.

Vença a falta de tempo. Se os convites e as obrigações sociais e familiares se multiplicarem, e se tal se se refletir na agenda e na falta de tempo, então aumente a intensidade do treino. E comece a fazê-lo o quanto antes.

Seja moderada consigo própria. Assim como não há fórmulas mágicas para evitar este processo, também não vale a pena punir-se.

Saiba a quem pedir ajuda. Se for uma questão vital, avise amigos e familiares que está a tentar cumprir um plano e peça-lhes para não serem insistentes nas horas das refeições. Peça ajuda também para encontrar um treino mais vocacionado ou um plano alimentar que integre um ou outro excesso típico desta época festiva.