É isto que deve ter em mente quando namora com um colega de trabalho

trabalho
[Fotografia: iStock]

O sítio onde trabalha pode não ser apenas o local no qual exerce a sua vida profissional, ele pode também ser palco para o lado pessoal, uma vez que pode encontrar pessoas que têm os mesmos interesses que os seus e ocupações semelhantes, tornando-se amigas.

E se há estudos que apontam que ter amigos no trabalho beneficia a produtividade, ter um namorado pode não funcionar bem assim.

Ter uma relação de intimidade com um colega de trabalho pode ser um risco e pode, ao mesmo tempo, ser positivo. Tal como noutros locais, ter um romance nem sempre é tranquilo, uma vez que é inevitável existirem discussões que fazem com que fique aborrecida com o seu parceiro.

Antes de entrar num relacionamento com alguém do seu local de trabalho, saiba que há aspetos que deve ter em consideração.

1- Leia bem as políticas dos recursos humanos da empresa sobre namorar com um colega

Um romance no emprego pode não estar de acordo com as regras da empresa. Devido ao aumento crescente da taxa de assédio sexual no trabalho, esta questão pode causar controvérsia. Mas mesmo que a relação seja consensual, pode estar fora dos limites quando não se consegue separar o trabalho da vida íntima.

2- Saiba separar a sua vida profissional da pessoal

Quando uma relação se torna pública no local de trabalho, existem consequências públicas para os colegas. Para além de estes se poderem sentir desconfortáveis com demonstrações de afeto. Ao mesmo tempo, manter o romance fora do trabalho é fundamental para o bom funcionamento da relação. Deve ter o cuidado de tratar o seu companheiro da mesma forma como trata todos os outros colegas.

3- Planeie a sua separação

Em qualquer relação amorosa corre o risco de esta terminar, seja em que circunstância for. Mas o pior de tudo é quando leva as mágoas de um relacionamento que não terminou da melhor maneira para o local de trabalho. Quando uma relação termina, os intervenientes enfrentam uma decisão difícil: manter o emprego ou ser forçado a trabalhar com alguém com quem namoraram e com o qual podem agora ter algum tipo de ressentimento. De forma a que depois do fim de um relacionamento se sinta confortável, deve falar previamente com o seu companheiro sobre como vão conciliar tudo o que acontecer, se alguma vez decidirem separar-se.

4- Não fale sobre a relação no trabalho

Quando todas os empregados da empresa para a qual trabalha sabem que está a namorar com outro colega, aquilo que é suposto ser algo a dois não escapará aos olhos de terceiros.

Não fale sobre o seu romance no trabalho. Discutir perspetivas românticas no emprego pode ser um convite para os seus colegas analisarem a sua vida pessoal.