Faça uma horta em casa com as sobras dos vegetais que comprou

Fresh organic basil in pot. Gardening concept.
[Fotografia: Istock]

O tempo é agora, fruto das circunstâncias provocadas pela pandemia do Coronavírus e pela necessidade de ficar em casa para evitar a propagação do vírus, um bem mais acessível do que antes.

Por isso, são muitos os portugueses que têm vindo a explorar novos mundos, novas áreas e até mesmo novos talentos dentro de portas. Do pão à culinária, às máscaras de proteção feitas em casa, às arrumações, às limpezas e, agora, porque não, uma horta.

Antes de deitar mãos à obra, é mesmo preciso olhar para a época do ano e ver o que melhor se semeia ou se planta por estes dias de abril e maio. Tentar obter culturas de vegetais fora de tempo não vai surtir grande êxito.

Assim sendo, neste mês e no próximo é altura de tentar a sorte com agriões, alfaces, espinafres cenoura, ervas aromáticas várias como coentros, salsa, tomilho, explorar a produção de rabanetes, pepino e mesmo tomates (culturas que se dão em hortas verticais).

Sabendo disto, então tem diante de si os vegetais, cujas raizes e sobras mais pode rentabilizar numa pequena horta. Ou seja, pode continuar a fazê-los crescer em casa, evitando comprá-los.

Alface

Este alimento pode durar cerca de duas a três semanas.

Para tal, coloque a haste na água, certificando-se de que não cobre mais de dois terços. Deixe-a num local com luz como, por exemplo, o peitoril da janela.

Vá trocando a água sempre que esta começar a ficar turva. Se tiver espaço, transfira a alface para a terra, um vaso, permitindo um melhor crescimento.

Cebolinho

Aproveite a zona das raízes, cerca de um centímetro, e coloque-as num copo raso de água, deixando à superfície as partes superiores. Vá trocando a água e vá cortando os topos para consumo. Enquanto cuidar delas, elas vão crescendo.

Coentros, salsa, manjericão e outras ervas aromáticas

Quando comprar, use as folhagens e reserve os caules – cerca de cinco a dez centímetros -, colocando-os num copo alto com água. Ao fim de uma semana, começará a ver as primeiras raízes. Assim que estiverem, pode colocá-las num vaso com terra e num sítio luminoso. Deve ter em conta que não deve por água a mais, uma vez germinadas, não deve colher mais de um terço da totalidade e não deve juntar, num mesmo vaso, estas ervas aromáticas. É ideal que estejam separadas.

Aipo

Cultura de março e abril, ainda vai a tempo de aproveitar as sobras lá de casa. Aproveite 10 cm da zona mais abaixo do ramo, coloque num copo de água e ponha em local com sol. As folhas e as raizes começam a aparecer ao fim de uma semana. Depois, basta mudar para um vaso com terra e dar-lhe toda a luz solar que conseguir. Deve ser regado com bastante frequência.