Famalicão diz que ouviu jogadoras e que” nada foi confirmado”. FPF investiga

pexels-grégory-costa-5733516
[Fotografia: Grégory Costa/Pexels ]

“O clube ouviu as atletas e nenhuma delas referiu ter conhecimento de uma festa de cariz sexual, e oito jogadoras – como é conhecido – são muitos elementos sem que se perceba que haja pelo menos uma ponta solta. Nada foi confirmado por elas”, referiu fonte oficial do Famalicão ao Delas.pt, que não adianta se confirmou ou não a existência desta alegada festa em particular.

A resposta chega no mesmo dia em que chega a público uma denúncia de assédio sexual no futebol e numa festa de cariz sexual envolvendo oito jogadoras, elementos da equipa técnica, num alegado apartamento do clube, e com conhecimento por parte do clube que mantém o futebol feminino.

A mesma resposta oficial vinca “que as jogadoras do ano passado são as mesmas deste ano”, afirmando para já, não tomar mais diligências no sentido de clarificar o caso por “nem sequer conseguir confirmar junto das atletas esta denúncia”.

Até ao momento, fonte oficial do clube garante não ter recebido qualquer contacto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que está a investigar esta denúncia e que foi revelada esta quarta-feira, 19 de outubro, no jornal Público.

Novo treinador para o futebol feminino?

A equipa feminina do Famalicão vai ter um novo treinador e, tal como avança fonte oficial, já este fim de semana há jogo. “A equipa tem, já este fim de semana, um jogo e e espera-se que conte com um técnico oficial. Tem estado a trabalhar com o interino, mas tudo indica que em breve seja nomeado um”, afirma fonte oficial.

MIguel Afonso Rio Ave assédio sexual famalicão jogadoras futebol feminno Famalicão
[Fotografia: DR]

O mesmo elemento nega ao Delas.pt a informação, reiterada nesta quarta-feira, 19 de outubro, de que Miguel Afonso, treinador do Famalicão afastado pelo clube e suspenso por processo disciplinar com caráter de urgência pela FPF, após acusações de assédio feitas por jogadoras do Rio Ave, esteja definitivamente de saída da direção técnica da formação. “Miguel Afonso está suspenso, não está a trabalhar com o clube”, refere, confirmando que “mantém vínculo contratual”.

Já esta tarde de quarta-feira, várias informações indicavam a escolha do treinador Marco Ramos para suceder ao técnico interino diante da equipa de futebol feminino do Famalicão. Sobre esta informação, fonte oficial do clube não confirma e garante que “não há qualquer nome de momento”.

FPF investiga e casos podem seguir para MP e PJ

“Todas as denúncias são anónimas e estão a ser investigadas”, sabe o Delas.pt. A FPF age, a partir do momento em que há indícios, para apurar os factos”. “Os processos são depois comunicados ao Ministério Público e à Polícia Judiciária”, explica fonte do organismo.

E detalha: “O processo de inquérito segue, podendo ou não ser aberto processo disciplinar, e este pode ser ou não arquivado. Se se provar, incorre numa pena de até um ano de suspensão. Já o processo judicial seguirá a sua tramitação normal, em paralelo” e independente do que for decidido pelo organismo que tutela o futebol nacional.