Gerard Depardieu acusado de violação

Gerard Depardieu
Fotografia: Alessandro Bianchi/ Reuters

O ator francês Gerard Depardieu foi acusado de violação e abuso sexual, por uma atriz francesa de 22 anos. Segundo os media franceses, a jovem atriz apresentou queixa na justiça e o ator, de 69 anos, já reagiu, através do seu advogado, negando “absolutamente” as alegações.

A queixa, que foi apresentada a 27 de agosto, numa procuradoria na região da Provença, refere-se a duas situações de violação que o ator alegadamente terá cometido, em dias diferentes do passado mês de agosto, contra a jovem atriz, na sua casa de Paris. O caso está agora nas mãos do Ministério Público.

Fama de assediador

Em 2017, num debate, em Lisboa, a diretora de casting, Patrícia Vasconcelos, partilhou um episódio de assédio, de que ela própria foi alvo, por parte do ator francês.

“Lembro-me de um caso com o Gerard Depardieu, que estava em Lisboa a fazer um casting para dois filmes, e há uma altura em que estou a filmar e ele mete-me a mão no rabo. Chamei-o de lado e disse-lhe: ‘nunca mais na vida me metes a mão no rabo!’” Patrícia Vasconcelos conta ainda que o ator que recentemente deu vida, no grande ecrã, ao ex diretor do Fundo Monetário Internacional, (FMI), Dominique Strauss-Kahn – também ele acusado de abuso e tentativa de abuso sexual -, no filme ‘Bem-Vindo a Nova Iorque’ (2014), tentou repetir a graça mas a diretora de castings deu-lhe “um estalo na mão”.

Em declarações posteriores à NTV, Patrícia Vasconcelos acabaria, no entanto, por desvalorizar o caso dizendo que tinha sido “uma coisa infantil”.

Festival de Cinema de Cannes cria linha SOS contra assédio