Indemnização. Advogada de Nuno Lopes contradiz representante da guionista A.M Lukas

27135451_020152
[Fotografia: Pedro Granadeiro / Global Imagens]

O advogado da guionista norte-americana que acusa Nuno Lopes de a ter drogado e violado em abril de 2006, Michael J. Willemin, afirmou à CNN Portugal que “Lukas nunca propôs qualquer quantia monetária para resolver este assunto, e também nunca propôs manter nada confidencial em troca de dinheiro”.

A representante legal de Nuno Lopes, Rute Oliveira Serôdio, nega terminantemente esta posição. Em declaração oficial enviada às redações, a causídica afirma que foi informada por email de 6 de novembro de 2023, através do advogado norte-americano, que, “após me ter dito que durante o fim de semana revelaria a quantia que a cliente pretendia receber, que a Sra. Lukas pretendia que fosse o Nuno Lopes a avançar com uma proposta de quantia monetária”.

Rute Oliveira Serôdio confirma ainda que “foi apresentada como uma condição para evitar que a ação fosse interposta”. “Ficou muito claro para todos, que a ação seria tornada pública se o Nuno Lopes não indemnizasse a Sra. Lukas, e que publicidade seria dada à mesma, como foi”, lê-se no documento.

Recorde-se que já na terça-feira, 21 de novembro, Nuno Lopes tinha afirmado em comunicado a receção dessa carta. “Recentemente recebi com surpresa e choque uma carta vinda dos Estados Unidos por parte dos advogados de A.M. Lukas, a acusar-me de ter drogado e violado A M. Lukas há 17 anos, pedindo-me que propusesse uma quantia monetária para este caso acabar, e um pedido de desculpas”, lê-se.

Michael J. Willemin garantiu que a questão da compensação monetária “é enganosa e incompleta”. “Ela pediu a Lopes que assumisse publicamente a responsabilidade pelo seu comportamento, mas ele recusou-se a fazê-lo”, referiu o advogado de A.M. Lukas, da firma Wigdor, em declarações à CNN Portugal. E prosseguiu: “O que Lukas pediu foi que ele assumisse a responsabilidade pública e proporcionasse restituição, e ofereceu-lhe a oportunidade de explicar como proporia fazer isso. Ele imediatamente (através dos seus advogados) comunicou que nunca se desculparia ou de outra forma assumiria a responsabilidade pelas suas ações.

No comunicado emitido às primeiras horas desta quarta-feira, 22 de novembro, a advogada do ator Nuno Lopes reitera que ele “recusou negociar, como já referido por ele”.Não assume culpa alguma, nem pagará qualquer valor. Prefere defender o seu bom nome e honra, o que fará em Tribunal, ainda que no Tribunal Federal de Nova Iorque com os custos materiais inerentes”, conclui a nota enviada aos media.