Jada Pinkett Smith: “Esta é uma altura de cura”

94th Annual Academy Awards - Arrivals
Jada Pinkett Smith [Fotografia: ANGELA WEISS / AFP]

É breve e curta a mensagem da atriz Jada Pinket Smith e que veio romper o silêncio da mulher de Will Smith, após este ter agredido Chris Rock em plena cerimónia dos Óscares e na sequência de uma piada em torno de uma questão de saúde da atriz. “Esta é uma altura de cura e eu estou aqui para isso”, escreveu na sua conta de Instagram.

Recorde-se que o episódio tem suscitado múltiplas opiniões, mas no dia seguinte ao infeliz episódio o ator Will Smith emendava a mão e pedia desculpa ao ator. “A violência, em todas as formas, é venenosa e destrutiva. O meu comportamento ontem [domingo] à noite nos prémios da Academia foi inaceitável e indesculpável. (…) Passei dos limites e errei. Tenho vergonha e os meus atos não corresponderam ao homem que eu quero ser”, afirmou o ator numa declaração escrita partilhado no Instagram.

Dirigindo-se diretamente a Chris Rock, Will Smith pediu-lhe desculpa pela agressão, que aconteceu em palco, em direto, na cerimónia dos Óscares, na qual acabou por ser distinguido como melhor ator, pela participação no filme “King Richard: Para além do jogo”.

O incidente aconteceu quando o humorista Chris Rock, que ia apresentar o Óscar de Melhor Documentário, iniciou a sua intervenção com um número de comédia, durante o qual comparou a mulher de Will Smith, a atriz Jada Pinkett-Smith – que não tem cabelo, por sofrer de uma doença autoimune -, à tenente O’Neil, “GI Jane”, do filme de Ridley Scott.

Tal posição de Will Smith não cala as críticas que têm vindo a ser dirigidas à Academia e ao público presente no Dolby Theatre, em Los Angeles, que consentiram que o ator continuasse na plateia do espetáculo, recebesse um óscar e merecesse um aplauso do público.