“Maria, a Rainha dos Escoceses”: Um duelo entre duas mulheres

Maria, Rainha dos Escoceses estreou esta semana e traz Saorsie Ronan (Lady Bird) no papel de Mary Stuart, rainha da Escócia e rainha consorte de França, durante o século XVI, que tentou destronar a prima Isabel I, rainha de Inglaterra, que exercia também domínio sob o território escocês.
A vida turbulenta desta rainha e a sua relação com a prima, Isabel I, interpretada, neste filme por Margot Robbie, são o mote deste filme que volta a explorar uma época tão conturbada, como rica da história do Reino Unido, numa altura em que a incerteza do futuro paira sobre o pano da Union Jack, com os desafios do acordo do Brexit.
Dirigido pela realizadora Josie Rourke, a história é inspirada no livro homónimo de John Guy, que também colaborou no guião, Queen of Scots: The True Life of Mary Stuart”(título original – 2014).

Rainha da França aos 16 e viúva aos 18, Maria desafia a pressão de voltar a casar e opta por regressar ao país natal, a Escócia, para recuperar o seu direito ao trono, numa altura em que a Escócia e Inglaterra estão sob o domínio da imperiosa Isabel I.

Ambicionando governar como mais do que uma mera representante, Maria impõe a sua reivindicação ao trono inglês e ameaça a soberania de Isabel. No filme, inspirado em factos históricos, refere a respetiva sinopse, sublinham-se a traição, a revolta e as conspirações em cada uma das cortes acabam por colocar em perigo ambos os tronos e mudar o rumo da história. Mas o filme retrata também a admiração mútua entre duas mulheres com poder num mundo de homens, de pretensões expansionistas de outros reinos e divisões religiosas, entre protestantes e católicos.
Cada uma das jovens rainhas vê a sua oponente, simultaneamente, com terror e fascínio. No filme, são apresentadas como rivais no poder e no amor, mas são também regentes num universo dominado pelo poder masculino, tendo de decidir entre o casamento e a sua independência.

 

O filme de Josie Rourke põe em destaque duas figuras femininas que disputaram um período importante da história do Reino Unido, contrabalançando com o destaque, quase hegemónico, e um retrato mais favorecido, dado a Isabel I, nos filmes de Shekhar Kapur – ‘Elizabeth I’ (1998) e ‘Elizabeth – A Idade de Ouro’ (2007), que tiveram Cate Blanchett no principal papel.

Na galeria, em cima, veja imagens do filme Maria, a Rainha dos Escoceses, já em exibição nos cinemas nacionais, e, em baixo, o vídeo com o trailer:

https://www.delas.pt/catarina-a-grande-a-segunda-rainha-na-vida-de-helen-mirren/