Novo livro de Nelida Piñon chega em fevereiro

Nelida Pinon Leonardo Negro Global Imagens
Fotografia: Leonardo Negrão / Global Imagens

“Uma Furtiva Lágrima” é o novo livro da escritora brasileira Nelida Piñon e chega às livrarias em fevereiro. Editado pela Temas e Debates, a obra é apresentada como “um livro de memórias com uma escrita luminosa” e é lançada dois meses depois de ter sido distinguida com o Prémio Literário Vergílio Ferreira (2018), atribuído pela Universidade de Évora.

Segundo a editora, citada pela agência Lusa, “trata-se de uma narrativa de impressões sobre a vida e a morte, sobre as relações humanas, o amor, a paixão, a pertença, num exercício literário de rara beleza”.

Nelida Piñon é um dos nomes maiores da literatura em português. Nasceu no Rio de Janeiro, em 1937, numa família de origem galega, iniciou a carreira literária na década de 1960 e é autora de cerca de dez romances, além de ensaios, livros de contos, crónicas e ficção infantil.

Em julho de 1989 foi eleita para Academia Brasileira de Letras, ocupando desde 1990 a cadeira que tem por patrono Pardal Mallet. Em 2005, tornou-se no primeiro autor de língua portuguesa a ganhar o Príncipe das Astúrias das Letras.

AT com Lusa

Agustina, Amália e Natália numa coleção de biografias apresentada hoje