O que muda no corpo da mulher depois dos 30?

Não é só na adolescência que o corpo da mulher muda. O tempo passa e são várias as alterações físicas que afetam a imagem e saúde do sexo feminino. Sobretudo quando se chega à casa dos trinta, fase em que ocorrem determinadas mudanças às quais as mulheres não conseguem escapar.

Quer queiramos quer não, é aos 30 que os excessos cometidos na juventude se começam a revelar: as noitadas, as idas para a cama sem tirar a maquilhagem e a exposição excessiva ao sol, durante anos, em busca do bronze perfeito começam a notar-se na pele. E o facto de o organismo já não produzir tanto colagénio – elemento responsável pela elasticidade e firmeza da pele – também não ajuda.

Após os vinte anos de idade produz-se 1% a menos de colagénio por cada ano que passa, o que equivale a dizer que se chega aos trinta anos com 10% menos de colagénio. O ritmo de substituição diminui 28% e, consequentemente, a pele tem mais dificuldade em se libertar das células superficiais e manter em condições a preciosa barreira córnea”, explica a dermatologista Pucci Romano, no livro “À flor da pele”.

A juntar a este cenário está a gravidez. Muitas são as mulheres que optam por ser mães depois dos 30, altura em que o corpo e organismo já não se conseguem recuperar com tanta facilidade como aos 20. Por isso, mais facilmente surgem estrias, gordura localizada na zona abdominal e o peito pode tornar-se mais flácido. A estas juntam-se ainda outras mudanças que pode conhecer na galeria acima.

Percorra a galeria de imagens acima para conhecer as quatro mudanças que o corpo da mulher sofre quando chega aos 30 anos.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Os cuidados de beleza que tem de ter depois dos trinta

Os melhores treinos dos 30 aos 50 anos