Publicidade Continue a leitura a seguir

Oito restaurantes sem carne para ir esta Sexta-Feira Santa

Percorra a fotogaleria para ver as sugestões. (Maria João Gala / Global Imagens )
1. Confraria LX A Confraria LX (irmã da famosa Confraria de Cascais) pode bem ser o paraíso para aquela amiga que adora sushi, mas de fusão. O que não faltam são opções a juntar o Oriente ao Ocidente, mais especificamente ao Peru, de onde é natural um dos sushimans. A carta foi renovada recentemente e inclui taquitos, dois tacos de salmão feitos de alga nori e recheados com guacamole e o clássico molho peruano de aji amarillo; mas também um combinado de 32 peças, que além de sushi de fusão traz também um mini ceviche, tártaro, e sashimi. (Fotografia: Confraria LX)
2. My'Kai Poké Bowls, Porto Depois do sushi abrir caminho no Ocidente à comida crua, chegaram as bowls de poké, nascidas no Havai. A ideia é simples: juntar legumes, fruta, uma fonte de hidratos (normalmente arroz) e de proteína numa só taça, saudável e quase sempre colorida. A My'Kai Poké Bowls chegou ao Porto, em 2016, e instalou-se no Mercado do Bom Sucesso para dar a conhecer esta nova moda. Entre as opções estão pokés de salmão, atum, peixe branco, camarão e polvo. (Maria João Gala / Global Imagens )
3. Taberna do Mar, Lisboa A localização, fora do eixo Cais do Sodré-Chiado-Príncipe Real, é a primeira vantagem desta taberna, que chegou à Graça no ano passado. O trabalho desenvolvido por Filipe Rodrigues e o seu braço-direito Hugo Gouveia neste pequeno restaurante onde só entra peixe, não tardou muito até estar na boca do mundo. Muito por culpa deste niguiri de sardinha, um dos muitos petiscos do mar que se pode comer na taberna, além de outros como o xerém de coco e baos com alfarroba e carapau seco. O espaço senta poucas pessoas, pelo que vale a pena fazer reserva ou chegar cedo. (PAULO SPRANGER/Global Imagens)
4. Prego da Peixaria, Lisboa Tornar o peixe divertido, há uns dez anos, podia parecer uma tarefa difícil. Mas o Prego da Peixaria conseguiu-o, convencendo diariamente miúdos e pais a comerem hambúrgueres de salmão, bacalhau, camarão e atum, acompanhados por batatas doces e smoothies ou limonadas. A carne ocupa também uma parte generosa do menu, claro, mas não é difícil passar sem ela. Neste momento, a empresa já conta com quatro espaços na cidade: Saldanha, Cais do Sodré, Alvalade e, mais recentemente, Algés. (Fotografia: O Prego da Peixaria)
5. Fava Tonka, Leça da Palmeira A Fava Tonka fica em Leça da Palmeira e o seu nome é uma referência à aromática semente, muito usada na perfumaria pelas suas propriedades, mas também (e cada vez mais) na alta cozinha. Tal como o nome deixa adivinhar, tudo aqui gira à volta dos legumes e das plantas, com o menu a apostar em opções ovolactovegetarianas, veganas e sem glutén. Como tal, muda frequentemente, dependendo dos produtos de cada época do ano. No entanto, é certo: aqui não se encontram adaptações vegetarianas de pratos tipicamente portugueses, mas sim combinações como sopa de cebola trufada e queijo São Jorge, espargos, ovo e avelã ou chocolate, cenoura e azeitona. Fotografia: Fava Tonka)
6. The Green Affair, Lisboa Se Sexta-feira Santa é, para muitos, sinónimo de peixe, ela também pode ser vegetariana ou vegan. O The Green Affair é um dos restaurantes onde vai poder encontrar cozinha 100% vegetal, mas com algumas semelhanças aos pratos tradicionais portugueses. É o caso do tofu à lagareiro, do arroz malandrinho com tofu e um pica-pau de soja com pickles e azeitonas. (Sara Matos/Global Imagens)
7. DOC COD, Lisboa O DOC COD chegou à Doca de Santo Amaro há dois anos, com vista para o Tejo e com o bacalhau no centro do prato. O restaurante dedica-se principalmente a este produto, que é demolhado a baixa temperatura, entre 48 a 72 horas, antes de ser assado num forno a lenha e acompanhado com grão, batata assada e espinafres. Além desta opção, não faltam outros clássicos como açorda de bacalhau, pastéis e pataniscas. (Fotografia: DOC COD)
8. Pleasure Sushi Bar, Matosinhos O sushiman Pedro Oliveira e a mulher Joana Capelas puseram as mãos, não na massa, mas no sushi e abriram há mais de dois anos o Pleasure Sushi Bar, no centro de Matosinhos, onde a aposta é no menu de degustação, que custa apenas 25 euros por pessoa, um preço difícil de superar quando se fala de sushi. Quem preferir explorar a carta por si mesmo, pode sempre fugir aos combinados e escolher individualmente as peças de sushi, mas também experimentar os crepes, a tempura e o carpaccio.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há tradições que perduram ao longo dos tempos, independentemente das crenças de cada um. E a eliminação da carne à Sexta-Feira Santa continua a fazer parte dos hábitos de muitos portugueses, sejam eles mais ou menos religiosos.

Por esse motivo, o Delas.pt foi à procura de oito restaurantes onde não faltam boas alternativas à carne: sushi, poké bowls, hambúrgueres de peixe e comida vegetariana são algumas das sugestões. Percorra a fotogaleria para conhecer a lista de oito restaurantes entre o Porto e Lisboa, para ir neste feriado.

IKEDA: o restaurante onde qualquer pessoa com alergias pode comer

 

Gelado com insetos está à venda em Portugal