Publicidade Continue a leitura a seguir

Proteja-se da depressão nas férias de Natal

Percorra a galeria e ponha em prática, para estas férias de Natal, as cinco atitudes que deve ter para evitar cair na tristeza numa época em que toda a gente parece radiante e feliz. [Fotografias: Shutterstock]
Não estabeleça expectativas irrealistas: “As pessoas têm a fantasia de que as férias acontecem tal como são apresentadas na televisão”, conta ao Huffington Post o psiquiatra Mark Sichel. Portanto, é importante não criar demasiadas expectativas em torno das férias de Natal. O especialista ressalva até que esta predisposição deve ser aplicada à família porque nem sempre tudo acontece como esperado. O importante é deixar-se surpreender. Afinal, diz aquele médico, “a gratidão é o melhor antídoto para a depressão”.
Tentar fazer tudo e ser demasiado: As férias perfeitas, a quantidade de jantares, os presentes escolhidos minuciosamente, o Natal, a ceia e a beleza, todas elas perfeitas.... Uff! Pressões a mais criam stress de mais. Se já há uma propensão para nervosismo e ansiedade, então é ainda mais importante proteger-se de tanto perfecionismo.
Comparar-se com os outros: Porquê? E para quê? É difícil escapar a este tipo de comportamento na vida real. Com as redes sociais, essa mesma atitude torna-se ainda mais aguda, pelo que o psiquiatra indica, desde logo, ser um comportamento a evitar. “É da natureza das pessoas compararem-se, mas tal não está baseado na realidade porque a maioria das famílias têm problemas e grande parte delas estão longe de ter o Natal perfeito ou de conseguir repetir aqueles que viviam na infância”, salvaguarda Mark Sichel.
Desleixo pessoal: Se por um lado, não é preciso ser perfecionista consigo própria, por outro, também não pode deixar-se levar pela atitude contrária. Cuidar de si é essencial mesmo no mês mais agitado do ano: dezembro. Por isso, o especialista recomenda: “Tenha cuidado consigo – não coma nem bem em demasia. Cumpra as rotinas de exercício e todas as outras que costuma manter durante o ano inteiro.” Já agora, uma nota especial para o cuidado com o consumo de álcool quando existe uma predisposição para estado depressivos.
Sintomas depressivos sazonais: Se já há uma propensão para maior tristeza e isolamento na época do frio, nada como combater esses mesmos sentimentos negativos. Se são recorrentes, procure ajuda. Fazer isso nas férias só fará com que o faça com tempo, esforço e dedicação.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Nem só de luzes e de fitas coloridas e brilhantes que se faz o Natal. Esta época, comummente aceite e reiterada pela televisão e pelas redes sociais como sendo de felicidade e de alegria, é para algumas pessoas fator de pressão e mesmo de exclusão. Coincidindo, então, com o período de férias, o estado depressivo pode acentuar-se.

Apesar de não haver estudos que indiquem uma maior propensão para a tristeza e até suicídio nesta época festiva, há muito que o ‘blues‘ (caraterizado por alguma tristeza, ansiedade, nervosismo e humor variável) que ocorre nas férias é um fenómeno real.


Peça ajuda sem entrar na bancarrota


Na galeria acima e seguindo os conselhos do site Huffington Post, eis algumas recomendações no sentido de melhor interpretar as mensagens de alegria que vão chegando, sem que isso comprometa o bem-estar.

Afinal, não faltam histórias de famílias disfuncionais, de solidão, de pobreza, de maus hábitos de consumo, tudo isto em convívio com dias mais curtos, com menos sol, e por isso mais sombrios. Portanto, é possível que os sintomas se acentuem junto de pessoas que vivam aqueles quadros sociais, mesmo que não tenham qualquer diagnóstico de doença mental.

Imagem de destaque: Shutterstock