Publicidade Continue a leitura a seguir

Porque é que há perfumes que duram o dia inteiro?

Percorra a galeria de imagens para saber como os perfumes podem durar o dia inteiro. [Imagens: Shutterstock]
Colocar perfume depois de sair do banho – o facto de a pele se encontrar húmida ajuda a segurar a fragrância. Faça-o antes de se vestir, assim vai permitir que o cheiro passe para a roupa e joias sem que estas fiquem manchadas.
Cabelo perfumado? Sim. Pode utilizar um perfume próprio para cabelo ou utilizar o seu, borrifando um bocadinho da fragrância na escova ou pente e depois de uns segundos, pentear.
Guardar o perfume em sítios frescos e secos, e manter os frascos protegidos da luz. Evite guardar o frasco em locais húmidos e quentes, como a casa de banho. Este tipo de ambientes modifica as propriedades do produto, diminuindo a sua qualidade.
Não esfregar os pulsos depois de aplicar o perfume – toda a gente o faz, mas não devia. Ao esfregar os pulsos, ou outra zona qualquer, onde borrifámos a fragrância acabamos por fazer com que algumas notas aromáticas desapareçam mais depressa, tornando o cheiro mais fraco.
Colocar o perfume em pontos estratégicos do corpo – punhos, pescoço, tornozelos e parte de trás das orelhas, dos cotovelos ou dos joelhos, são os sítios chave. Porquê? Porque são zonas com maior circulação sanguínea, o que as torna mais quentes; o calor vai ajudar a difundir a fragrância por todo o corpo ao longo do dia. Mas não aplique em todas, pois pode tornar-se demasiado enjoativo. Escolha no máximo três sítios.
Para conhecer o aroma de um perfume espere uns minutos antes de o cheirar – após a borrifadela, o perfume que sentimos não é o que vai perdurar o dia inteiro, pois a fragrância tem tendência para ir revelando os vários aromas aos poucos. Por isso, espere sempre uns minutos antes de respirar fundo. Aproveite este compasso de espera e agite o papel de teste em frente ao nariz.
Aplicar vaselina ou creme hidratante antes – colocar uma pomada sem cheiro nos sítios onde vai borrifar a fragrância vai ajudar a segurar o perfume na epiderme por mais tempo.
Perfumes com maior concentração de óleos essenciais duram mais – a fragrância é o resultado da mistura de vários óleos essenciais. Como tal, quanto maior concentração mais duradouro será o perfume. Os Eau de Toilette, que têm aromas mais leves e suaves, tendem a concentrar cerca de 4 a 10% de óleos essenciais, já os eau de parfum, têm uma concentração de 15 a 25%.
Experimente sempre o perfume antes de comprar – todos nós temos um cheiro próprio e este influencia o aroma que borrifamos em nós, por isso, mesmo que goste muito do perfume de alguém, teste em si antes de o comprar, pois o cheiro pode não ficar igual.
Colocar gotas de perfume na água do ferro para ter roupa sempre cheirosa – o vapor vai entranhar-se nas fibras das várias peças, fazendo com que estas fiquem cheirosas. Pode fazê-lo com o seu perfume preferido.

Publicidade Continue a leitura a seguir

É difícil encontrar alguém que nunca tenha sentido, de repente, o perfume de outra pessoa no meio da rua. E acredite que não é preciso cair dentro do frasco da fragrância para que se sinta o cheiro o dia inteiro.

Mas sabe, por exemplo, que não deve esfregar os pulsos depois de aplicar o perfume? E quais são os melhores sítios do corpo para borrifar a fragrância? Percorra a galeria de imagens e descubra estes e muitos outros segredos.

Quando nos perfumamos pela manhã esperamos que o aroma dure e dure, mas muitas das vezes ele desaparece rapidamente. Depois de conhecer os conselhos que reunimos na nossa galeria, isso não voltará a acontecer.

Podemos gostar de perfumes mais doces ou mais frescos, mais fortes ou mais suaves, mas o que queremos mesmo é que durem e sejam inesquecíveis. Como uma peça de roupa preferida, para muitas de nós, a fragrância escolhida é muitas vezes uma questão de estilo, de imagem de marca, de distinção e de afirmação.

Daí que Christian Dior tenha dito que “o perfume de uma mulher fala mais sobre ela do que a sua caligrafia”. Esta é a magia do perfume, o poder de dizer tudo sem falar nada. Há quem troque de fragrância como quem troca de camisa, mas também há quem seja fiel ao mesmo cheiro a vida toda.

Há quem dê umas borrifadelas e quem se encharque em perfume. Cheirarmos bem é bom, mas é preciso fazê-lo com conta peso e medida.

Para que não volte sentir que o seu perfume simplesmente desapareceu, ou, pelo contrário, que o excesso fez desaparecer as pessoas à sua volta, reunimos dez dicas importantes que pode encontrar na galeria de imagens disponível acima.

Imagem de destaque: Shutterstock


Veja também a entrevista a Lourenço Lucena: “Devemos ser infiéis com os perfumes”.

Veja ainda porque cheira a verão, pelo menos nos perfumes.