Teletrabalho: Aborrecida durante a hora de almoço? Eis o que fazer

iStock-1097784906 (1)
[Fotografia: iStock]

Apesar de Portugal já ter iniciado o desconfinamento depois de três meses em quarentena devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus, ainda há muitas pessoas que continuam a trabalhar a partir de casa. As pausas que antes eram passadas com os colegas, agora são em casa e, nestas alturas, há que arranjar algo para fazer enquanto não regressamos ao trabalho.

A pausa da hora de almoço, que, por norma, dura uma hora, pode agora ser um período aborrecido, já que não temos companhia para conversar e passar o tempo. Mas, na verdade, tal não precisa de ser assim.

Por mais tentador que seja trabalhar durante o almoço para fazer mais, isso pode torná-la menos produtiva.

Ao site The Huffington Post, o psicólogo Lee Chambers disse que “nós só temos a capacidade de trabalhar profundamente nas tarefas por cerca de quatro horas por dia, portanto, há pouco valor em roubar o tempo do almoço, pois pode dar-lhe mais tempo, mas torna-a menos produtiva, menos criativa e mais provável de cometer erros, além de empurrá-la para o desgaste e para uma integração prejudicial à vida profissional”.

Mas apesar de não dever trabalhar durante a pausa de almoço, também deve evitar fazer pausas que a mantenham focada no seu computador ou smartphone, como ler emails pessoais, acompanhar as notícias ou estar nas redes sociais, explica o especialista.

Assim, para que não passe a hora de almoço aborrecida, há várias maneiras de ocupar o tempo.

Afaste-se da sua mesa de trabalho

Onde quer que esteja a trabalhar em casa, afaste-se desse local durante a hora de almoço. Uma mudança de cenário pode ser benéfica.

Lynn Taylor, especialista em local de trabalho e fundadora da empresa de acessórios Behind The Buckle, diz ao The Huffington Post que “é fácil fazer tudo na sua mesa de trabalho: almoçar, fazer chamadas sociais, verificar as notícias e as redes sociais e assim por diante. Mas retirar-se do ambiente normal ajuda a limpar a cabeça, apertar o ‘botão de reset e experimentar um dia mais positivo e equilibrado”.

Faça um almoço saudável

“Um dos benefícios de trabalhar em casa é o acesso a todos os ingredientes e eletrodomésticos da sua cozinha”, explicou Lee Chambers acrescentando que “cozinhar é uma atividade consciente, que nos ajuda a desconectar-nos do trabalho e fazer uma pausa para o almoço, o que a tira do seu ambiente de trabalho”.

No local de trabalho, pode ter o hábito de pedir uma refeição gordurosa ou comer uma salada pré-embalada. Mas agora que está em casa, pode ser mais fácil preparar algo fresco e nutritivo que não aumente o açúcar no sangue.

Praticar uma alimentação consciente ao invés de comer uma sanduíche enquanto tenta outras cinco tarefas, pode melhorar a digestão e reduzir o stress.

Saia de casa

Um dos desafios de trabalhar em casa, especialmente durante uma pandemia, é sentir-se claustrofóbica. Passa muito mais tempo em casa porque, atualmente, é também o seu local de trabalho. É por isso que é essencial sair de casa e apanhar ar fresco. Durante o almoço, dê uma volta na rua ou sente-se na varanda de casa.

Lee Chambers aponta que “a luz natural estimula a produção de serotonina, fazendo-nos sentir mais felizes e aumentando a nossa capacidade cognitiva”.

Faça exercício

Uma das desvantagens de estar em casa é ser muito sedentária, porque tudo está praticamente ao seu alcance. Para combater isso, use a hora do almoço para se mexer: saia de casa e faça alguns alongamentos.

“Entre os inúmeros benefícios: será capaz de pensar com mais agilidade e criatividade“, sublinhou Lynn Taylor.

Faça meditação

Use parte da sua hora de almoço para diminuir o ritmo cardíaco e respirar fundo. Pode meditar em silêncio ou seguir uma meditação guiada através de aplicações no telemóvel.

“Sente-se numa posição relaxada e encontre um lugar tranquilo, fique longe de notificações e distrações”, disse Lynn Taylor.