Treino: novos ritmos com velhos hábitos, mesmo com a mudança da hora

Indoors runner window day light dream improvement wellbeing vitality concept. Full length size photo portrait of sporty sportive sexy sexual lady doing exercise for hips on purple mat

É já neste sábado, 30 de outubro, que muda a hora. Mas lá porque os dias começam agora – e nos próximos meses – a acabar mais cedo, isso não quer dizer que se mude radicalmente os hábitos, muito menos aqueles que permitem uma vida mais em forma. Mas recorde, é apenas nesta noite do ano que tem permissão para ter uma hora a mais. Depois, tudo volta a (uma nova) normalidade.

E para impedir que a nova cronologia lhe dê cabo da agenda, veja como se organizar e se manter em forma em tempo de horário de inverno, com temperaturas mais frias, mais chuva e, claro, menos luminosidade.

Veja os argumentos que deve combater para continuar a treinar e, acima de tudo. manter a sua saúde.

Acabar com a preguiça

Mesmo que o tempo não esteja convidativo, há sempre possibilidade de fazer exercício físico dentro de portas. Não faltam tutoriais online ou mesmo objetos e espaços em casa que pode usar a seu favor para se exercitar. Mais ou menos longos, há opções para todos os ritmos. O treino em casa foi uma das alternativas que a pandemia ensinou, reaproveite-as agora. No entanto, há erros que é mesmo importante evitar, sobretudo se está a treinar a solo em casa. Não é preciso por em risco a saúde.

Aquecimento e alongamento

Não há exercício físico sem danos sem o aquecimento muscular minimamente necessário. Este passo nunca pode ser evitado, deve ser cumprido e com o tempo necessário. O mesmo sucede quando termina o treino. É importante ter a certeza que, depois do exercício, cuida do esforço muscular.

Marque na agenda

Ter um intervalo marcado para fazer exercício é uma vantagem seja para organização pessoal, seja no âmbito da metodologia familiar de aplicação do tempo.

Defina um calendário semanal com uma entrada para exercício físico, podendo ser uma ou mais, mas não o quebre, nem leve a que outros a empurrem para esse incumprimento. Defina, combinando e cumpra-o.