Um livro com receitas para toda a família

`Quatro Gerações à Mesa’ é um livro de receitas com origem num blog, o Camomila Limão. Joana Andrade Nunes juntou as receitas da avó, da mãe, as próprias e as que fez para o filho pequeno. Tudo junto, estudado com o rigor das doses bem medidas, fazem deste livro uma delícia. Falámos com a autora que nos revelou mais detalhes da construção deste receituário.

Ser natural da Beira Alta influencia-a na forma de cozinhar e me mais alguma coisa? Como é que se expressa essa influência?

Ser beirã molda a minha forma de ser, de pensar e de estar. A mulher beirã é uma mulher muito trabalhadora, perseverante e que coloca a alma e o coração em tudo aquilo que faz. Somos lutadoras por natureza. Talvez por sentirmos o “peso” da interioridade, fomos incentivadas a lutar, afincadamente, desde o berço, pelos nossos sonhos e a desafiar os nossos limites. Enquanto filha da Beira Alta, sou uma lutadora nata. Sou uma mulher inconformada por natureza e, por isso, sei que poderei fazer sempre mais e melhor, independentemente do projeto que esteja bem causa.

Percebe-se pelo livro que adora as receitas das suas avós. As suas avós também apreciam os seus cozinhados?

Bem, esta pergunta seria melhor respondida pelas minhas avós. Contudo, o feedback que tenho das minhas avós quando cozinho para elas é muito positivo! A minha avó Suzete é fã incondicional das minhas bolachas de limão e lavanda e do bolo de nata! Não resistem ao empadão de batata-doce e linguado e ao gelado de iogurte!

Recomenda este livro a quem está a agora a interessar-se pela cozinha?

O Quatro Gerações à Mesa, enquanto reflexo do Camomila Limão, é um livro muito diversificado onde podem encontrar, maioritariamente, receitas de fácil e rápida execução. É, por isso, um livro para todos: para quem adora cozinhar e para quem se começa a interessar pelo assunto; para quem não tem tempo para cozinhar e para quem quer investir mais tempo na cozinha; para quem quer receitas saudáveis e menos calóricas e para quem quer receitas pecaminosas! A descrição das receitas é simples e prática; a maioria das receitas está acompanhada de dicas que facilitam a sua execução. Acredito que qualquer iniciante desta arte conseguirá, sem grande dificuldade, confecionar grande parte das receitas com sucesso!

Qual é o peso que as memórias têm no apreço que tem pela comida?

Uma boa refeição permanece, para sempre, na nossa memória. Todos nós recordamos viagens, locais, momentos associando-os a refeições que deles fizeram parte. As memórias dos pratos preparados pelas nossas avós são um marco definidor da nossa personalidade. Há sabores e aromas que permanecem vivos na nossa memória: tenho guardado o aroma do arroz doce acabado de preparar pela minha avó e o sabor inconfundível da sopa de tomate deliciosa da avó Maria. As memórias são, por isso, um traço definidor da nossa forma de estar, uma forma de recordar os entes mais queridos que já não estão entre nós.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Já pode ver Lisboa a partir do miradouro do Amore…