Dolores Aveiro celebra 65 anos e não faltam razões para celebrar

RTS67MX
[Fotografia: Reuters/Stefan Wermuth]

Dolores Aveiro completa esta terça-feira, 31 de dezembro, 65 anos. A matriarca da família Aveiro, uma das mais famosas do país, está de parabéns, não só por ser o seu aniversário, mas também pelo seu percurso de vida e pela generosidade e boa disposição a que tem habituado os portugueses.

Dolores Aveiro é uma das poucas portuguesas a conseguir conquistar milhões de seguidores nas redes sociais, ultrapassando Cristina Ferreira e Rita Pereira. E sobram-lhe motivos para festejar, afinal têm sido 65 anos de muitas lutas e conquistas.

https://www.instagram.com/p/B4cRotED4Lf/

 

Com uma infância díficil, conforme pode ler-se no livro autobiográfico Mãe Guerreira, Dona Dolores revelou que a sua mãe trabalhava muito para poder sustentar os filhos e que, por essa razão, nunca tinha tempo para lhes dar atenção. Já o seu pai, nunca foi presente. Mas, ao contrário do que Dolores viveu na infância – tendo perdido a mãe quando tinha apenas cinco anos, passando a viver em orfanatos – , a matriarca da família Aveiro nunca arredou pé dos quatro filhos: Hugo, Kátia, Elma e Cristiano.

O seu marido, José Dinis Aveiro, faleceu em 2005. Em entrevista a Cristina Ferreira, Dolores admitiu que foi vítima de violência domestica por parte do marido e que, por essa razão, chegou a pensar em pôr fim à sua vida.

Foi quando Cristiano Ronaldo ingressou no plantel do Manchester United, em 2003, muitos anos depois de o jogador ter integrado a formação do Sporting, que a vida desta madeirense mudou. A mãe do jogador foi viver com ele nesta nova aventura e foi quando Ronaldo ganhou o seu primeiro salário que Dolores teve a sua primeira casa, oferecida pelo craque.

Foi também em Inglaterra, em 2008, que descobriu que tinha cancro da mama. Uma, mais uma, batalha vencida. No entanto, no início de 2019, o cancro voltou a surgir, mas, mais uma vez, Dolores conseguiu derrotá-lo.

Num ano marcado por mais notícias em torno das acusações de agressões sexuais imputadas ao filho, e da resolução do conflito fiscal em Espanha, Dolores veio a terreiro defender Cristiano.

Um ano de dificuldades e de polémicas dentro da família e cuja saída da matriarca da casa e da companhia do atleta internacional – aquando da troca de Espanha por Itália – acabou por avolumar rumores, já desmentidos. Recorde-se que os media deram conta de que Dolores não se daria bem com Georgina Rodríguez, companheira de Cristiano Ronaldo desde 2017.

No entanto, a matriarca já veio a público desmentir os rumores, dizendo que a nora é uma excelente mãe e que desde que o seu filho esteja feliz, é isso o que mais importa.

Uma guerreira que não para, Dolores Aveiro entrou pelo mundo empresarial em 2019. A mãe de CR7 lançou uma gama de vinhos e azeite nacionais criados e produzidos em parceria com a Queijaria Nacional. Este projeto era um sonho que a acompanhava “desde muito jovem” e que agora conseguiu realizar, disse Dolores Aveiro, citada em nota de imprensa.

Apesar da distância que os separa – ele em Itália, ela cada vez mais na terra natal, Madeira -, Cristiano e Dolores continuam muito próximos. Na verdade, este ano a celebração do aniversário da matriarca vai ser feita com toda a família, incluindo CR7, que não esteve presente no dia de Natal devido a compromissos profissionais.

https://www.instagram.com/p/B0hEALPjB0y/