Farmácias criam linha gratuita para encomenda de medicamentos

Heap of medical pills in white, blue and other colors. Pills in plastic package. Concept of healthcare and medicine.
[Fotografia: Istock]

A partir desta segunda-feira, 30 de março, há uma linha telefónica gratuita para encomendar medicamentos sem sair de casa. A estrutura foi criada pela Associação Nacional das Farmácias (ANF) e está especialmente vocacionada para pessoas que devem estar em isolamento social devido ao Coronavírus.

“Quem necessitar de medicamentos basta ligar 1400, de qualquer rede móvel ou fixa, e fazer a sua encomenda. As chamadas são gratuitas. Há diversas modalidades de entregas ao domicílio garantidas em todo o país”, refere o comunicado da ANF.

Após a encomenda e antes da entregam a ANF assegura que o utente será contactado para esclarecer todas as dúvidas sobre a toma do medicamento.

Segundo a nota, o centro de atendimento cumprirá regras de prioridade na entrega dos pedidos – medicamentos e produtos farmacêuticos – com especial atenção para os doentes crónicos e com mais de 60 anos.

Já na semana passada, as farmácias tinham criado, em parceria com os CTT, um serviço postal de entrega de medicamentos ao domicílio, permitindo a encomenda à distância nas farmácias aderentes (e que pode consultar aqui) e entrega posterior em casa.

Na nota enviada na semana passada, os Correios garantiram a entrega de encomendas no dia seguinte se a encomenda fosse feita até às 16 horas do dia anterior e com um preço de entrega de, até 30 de abril, 3 euros mais IVA.

Falta de critérios para Covid-19 pode criar “injustiça territorial”

Arquiteto já fez 500 gorros de proteção para oferecer