Publicidade Continue a leitura a seguir

Oito benefícios mentais e físicos de andar nua

Percorra a galeria e conheça os oito benefícios que pode tirar da nudez [Fotografias: Shutterstock]
1. Queima mais calorias: Quando o corpo está exposto aos elementos e, por isso, mais fresco, as células de gordura consideradas boas ajudam a combater os tecidos adiposos não tão benéficos
2. Promove a autoconfiança: Estar nu é também aprender a lidar coma aceitação do nosso corpo e tentar captar os pontos positivos e não dar tanta atenção ao que não parece tão bem.
3. Obriga à confrontação de cabeça erguida: Não há que ter receio de estar despido. Fazê-lo, tirar, de vez em quando, todas as capas e camadas que tapam o corpo ajuda a combater os medos da imagem corporal e a promover a auto-aceitação, um caminho que vai levar a aceitar melhor os momentos da vida.
4. Ajuda a aceitar a vulnerabilidade: Mais do que se tratar de um gesto mecânico, trata-se de uma atitude que facilmente passará a poder importar para outras dimensões da vida.
5. Incrementa o sistema imunitário: Para lá das vantagens de natureza psicológica, há que contemplar a saúde física. Estar nua faz disparar a absorção de vitamina D, que, quando em níveis ótimos, confere as ferramentas ao corpo para melhor combater os vírus
6. Promove a diversão: Quando estamos mais confiantes, somos mais livres e bem dispostos. Logo, estamos maia abertos à diversão e a fazer coisas que habitualmente não faz vestida
7. Ajuda a por fim a tabus: Um deles e o mais premente é mesmo o de fazer sexo com as luzes apagadas. Com este hábito, isso deixará de ser uma realidade porque a parte mais complicada foi ultrapassada: a aceitação do corpo como é: quer por si, quer pelo cônjuge
8. Ajuda a baixar a temperatura corporal: é o mais previsível dos argumentos numa altura em que os termómetros sobem, mas é, de facto, uma das melhores formas de se refrescar.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O mercúrio dos termómetros sobe, o número de peças de roupa desce. Esta é uma proporção inversa natural da espécie. Mas, se o calor aperta, por que não deixar mesmo o vestuário de parte e andar nu pela casa, por zonas absolutamente recolhidas do olhar público ou por locais indicados para o efeito?

Entre eles estão, claro, as praias para a prática do nudismo. E para que não fique sem resposta, recorde abaixo alguns dos areais em território nacional em que a prática é permitida.

As melhores praias para nudismo em Portugal

Podendo cumprir a possibilidade de andar nu por umas horas, e assegurando de que nada fará para atentar contra o pudor, é tempo de aprender a libertar-se da roupa de vez em quando, e do preconceito para sempre. Na galeria acima fique a conhecer benefícios físicos e psicológicos desta prática que podem – e vão – fazer bem à saúde, à linha e ao incremento da autoestima, da confiança e da satisfação. Muitos deles, amparados em justificações invocadas pela ciência.

Uma prática que deve pôr em marcha, garantindo, claro, que não arrefece demasiado ou que não se sujeita a correntes de ar perigosas. O objetivo é divertir-se… e não ficar de cama doente. Por isso, salvaguarde-se, mas liberte-se. Ainda que tal pareça, à partida, uma contradição.

Dormir nua; sim ou não? E porquê?

É já conhecido que dormir nua permite às mulheres uma maior respiração de todas as zonas do corpo, devendo evitar roupa interior demasiado justa ou que não deixa transpirar, potenciando a proliferação de infeções fúngicas. Já para não falar que a nudez aquando o sono ajuda o corpo a regular a temperatura, fator essencial para uma boa noite de repouso.

Já no que diz respeito aos homens, os especialistas têm apontado vantagens em matéria de fertilidade, com menos danos ao nível da qualidade e quantidade de espermatozoides para os que dormem sem boxers ou que evitam calças ou roupa interior muito justa.

Imagem de destaque: Shutterstock

Playboy: “A nudez deixou de ser provocadora”