Pelo menos quatro manequins ucranianas vão desfilar na ModaLisboa

Nuno Baltazar - Runway - Lisbon Fashion Week
epa08729989 A model displays a creation by Portuguese fashion designer Nuno Baltazar during a S/S20 collections show at the Lisbon Fashion Week, in Lisbon, Portugal, 08 October 2020. The Lisbon Fashion Week 'ModaLisboa' runs from 07 to 11 October. EPA/MARIO CRUZ

Semana da Moda de Lisboa já se tinha tingido de azul e amarelo, as cores da bandeira da Ucrânia e numa evocação à guerra que se assiste há duas semanas naquele país e na sequência da invasão russa, mas o seu raio de ação vai ser bem maior. Tal como o Delas.pt avançou em primeira mão, a agência Best confirma oficialmente a integração de “quatro destes modelos confirmados na Moda Lisboa”, que começa a partir desta quinta-feira, 10 de março, e até 13, e vai ter lugar no Hub Criativo do Beato. Por revelar está “a lista definitiva dos modelos que irá desfilar no Portugal Fashion”, lê-se na nota enviada pela Best Models e a que o Delas.pt teve acesso.

Com trabalho regular com modelos estrangeiros através do departamento On-Stay, a agência Best Models, com sede no Porto, “decidiu, face aos recentes acontecimentos na Ucrânia, reforçar o seu departamento internacional com modelos ucranianos. Até ao momento já receberam na cidade do Porto oito modelos: sete mulheres e um homem”, lê-se no comunicado.

Citada no documento, Cristiana Gonçalves Pereira, CEO da agência, revela que a empresa está “a propor naturalmente estes modelos aos seus clientes, mas também a fornecer todo o apoio necessário, inclusive alojamento, e está em permanente contacto com outras agências internacionais, sensibilizando para que façam o mesmo, de forma a que estas modelos trabalhem e permaneçam o tempo necessário e possível na Europa”.

A iniciativa, revela a mesma responsável, começou “nas redes sociais”, nas quais a Best se mostrou disponível “para auxiliar modelos a sair da zona de conflito, dar suporte e ajudá-los a encontrar trabalho nesta fase tão difícil”. “Os pedidos de ajuda apareceram não só por parte de agências ucranianas com as quais trabalhamos, que nesta fase estão sem conseguir trabalhar, como também de modelos que pediram diretamente ajuda ao nosso booker internacional Nuno Lagarto.” afirma Cristiana Gonçalves Pereira CEO da agência.