Publicidade Continue a leitura a seguir

Quatro passos para responder às questões mais difíceis das crianças

Percorra a galeria de imagens e confira os quatro passos necessários para responder às questões das crianças, independentemente da sua idade.
1 - Normalize e valide a pergunta. Quando a criança questiona algo, tente entender qual o motivo: "Porque estás a fazer, hoje, esta pergunta?". O objetivo é que a criança ou jovem explique e informe o contexto que surgiu a pergunta. Exemplo: a criança pode perguntar de onde saem os bebés porque sabe que uma amiga vai ter um irmão e disse-lhe que o bebé sai pela vagina da mãe.
2 - Verifique o conhecimento da criança. A resposta da criança irá guiar a conversa na direção da resposta adequada, e assim irá saber o que é que ela sabe e o que pensa sobre o assunto. Exemplo: a criança pode pensar que a criança sai da barriga e aí terá que explicar as coisas de outra forma.
3 - Adeque a resposta ao que a criança sabe e deseja saber. A explicação deve sempre ir ao encontro do conhecimento da criança, desmistificando alguma ideia errada e corrigindo-a. Exemplo: explicar que o bebé sai pela vagina e quando precisa de ajuda sai pela barriga.
4 - Certifique-se de que a criança percebeu a resposta. Peça que repita a sua explicação e assim perceberá se a criança conseguiu entender a informação que lhe deu ou se é necessário repetir ou complementar alguma coisa.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A intimidade continua a ser um tema que nos deixa mais ou menos inibidos e as crianças parecem que têm uma varinha de condão para nos deixar nervosos no que diz respeito a este tópico. Que atire a primeira pedra ou ponha o dedo no ar quem nunca ficou aflito com uma pergunta menos desavergonhada de uma criança. Ou quem não soube, em algum momento da vida, como responder à típica “de onde saem ou como são feitos os bebés”.

A pensar em todos os pais que, em algum momento da paternidade, não souberam o que fazer ou dizer aos seus pequenos rebentos, a sexóloga Vânia Beliz desenvolveu todo um manual capaz de os ajudar a enfrentar até as perguntas mais difíceis. “Chamar as coisas pelos nomes” é o manual que promete ajudá-la a desenvencilhar-se das piores situações. O livro está dividido não só em vários tópicos de interesse como também por idades, sendo que consegue ir diretamente para a informação que mais a pode ajudar neste momento.

Se este é um tema que lhe interessa, então percorra a galeria de imagens acima e fique a conhecer quatro dos passos fundamentais para que consiga responder a qualquer pergunta dos seus filhos da melhor forma possível.

Sexualidade: 13 boas razões para falar com os filhos sobre o assunto

Como explicar o sexo às crianças? Dicas para pais com filhos de todas as idades