84% das pessoas admite já ter mentido nas internet e redes sociais

Não é novidade que a Internet e, em especial, as redes sociais, têm alterado – e muito – a forma como as pessoas interagem umas com as outras. Desde a diminuição de interação sexual, passando pelos discursos de ódio e pelas fake news, são várias as questões que o aparecimento desta rede tem vindo a colocar à sociedade.

E já que falamos de fake news, um dos comportamentos mais recorrentes nas redes sociais é mesmo mentir.

Segundo um estudo publicado na revista Computers in Human Behavior, mentir na internet é algo que cerca de 84% da população admite fazer. Apenas 16% afirma ser completamente honesto na rede. A diferença está, no entanto, nos motivos. As razões pelas quais as pessoas mentem parece ser diferente na vida real e na virtual.

Nestes dados, 98% dos inquiridos afirma que acredita que as pessoas com as quais fala na internet mentem por várias razões, seja para preservar a sua intimidade, seja para parecer mais atrativo para a outra pessoa.

As mentiras na vida real e na esfera virtual

Os especialistas chegaram à conclusão que as razões pelas quais as pessoas mentem nas redes sociais e na vida real não são necessariamente iguais. Aliás, um estudo dirigido por Rafael Barria e publicado no The Royal Society, decidiu investigar de que forma as deceções nas redes são visíveis nos comportamentos das pessoas.

Uma das grandes questões das mentiras nas redes é se esse ato é individual a cada pessoa ou se já é algo tão generalizado que se tornou numa dinâmica social. Para a socióloga Rosario Guillén, citada pela S Moda, a internet trouxe consigo alguma pressão social e de comportamento. “Somos seres sociais e, obviamente, o que fazemos e pensamos, publicamente, é um pilar básico da imagem que os outros têm sobre nós. E, assim, sentimos que precisamos de mentir para ser aceites e parece que a nossa versão virtual é melhor do que a real“, explica.

Não vamos mais longe: que atire a primeira pedra quem nunca ouviu um amigo dizer que esteve num evento aborrecido quando, na verdade, a imagem que passava nas redes sociais era a de que estava a viver a festa da sua vida.

Somos personagens constantemente a representar

Miguel Ángel Rizaldos, também ele psicólogo e citado pela mesma revista, afirma que chegamos várias vezes “a mentir tanto e esforçar-nos ao máximo para que não se note que acabamos por nos converter num ator que representa uma personagem e que quer parecer credível”, continua, alertando ainda para o perigo de nos esforçarmos tanto ao ponto de nos confundirmos com o que é ou não real.

Percorra a galeria de imagens acima para ver seis motivos pelos quais as pessoas tendem a mentir na internet e nas redes sociais.

Preferia perder um dedo ou ficar sem internet?

Janne Teller: “Redes sociais e Internet estão a criar uma nova explosão de misoginia”