Teste: quantas famílias têm mais rendimentos que a sua?

Esta só será uma notícia boa se, de facto, auferir bons rendimentos mensais. Caso contrário, arrisca-se a sair desolada deste teste. O Eurostat tem disponível um simulador de cálculo de poder de compra das famílias por país da União Europeia no qual, inscrevendo o rendimento mensal e referindo a dimensão do agregado familiar, lhe dirá se ganha muito ou pouco face aos concidadãos.

Mais, diz-lhe mesmo quantos lares, percentualmente, ganham mais rendimentos mensais do que o seu. Mesmo arriscando receber más notícias e podendo aguçar a inveja, pode sempre tentar perceber em que ponto da pirâmide sócio-económica se encontra, clicando aqui.

Recorde-se que este cálculo – como explica a entidade europeia de estatística – põe em análise a variação dos montantes disponíveis dos agregados familiares, ajustando-os com a inflação. Porém, este simulador não reflete as disparidades de renda.

Ora, tal quer obrigatoriamente dizer que, uma vez apurado o seu lugar na estrutura social, deve ter em consideração que esse mesmo resultado tem de ser depois revisto… em baixa.

Na galeria acima, recorde as mudanças de preços que passaram a ter lugar a partir de 1 de janeiro de 2018 e perceba porque é que, talvez, o que a família aufere já não dê tanta margem de manobra.

Com este simulador da Eurostat, pode fazer o mesmo depois para outros territórios. Mas, é provável que não obtenha boas notícias notícias. De acordo com o que pode ser lido no site onde esta funcionalidade é apresentada, a entidade refere queo rendimento disponível das famílias cresceu em 16% entre 2000 e 2009”, no total dos países da União Europeia. Porém, até 2013 e com a crise financeira que abalou o mundo, esse mesmo poder recuou 3%. Agora, e até 2016, o organismo europeu escreve que os rendimentos aumentaram 5%.

CB

Imagem de destaque: Shutterstock

Dominação financeira: um fetiche que chegou com a crise

Igualdade salarial: Estes são aos anos mais indicados para ter filhos