Billie Eilish: A vida e o sucesso da jovem artista, em livro

billie
[Fotografia: Instagram oficial billieeilish]

Do percurso profissional da artista, muitos sabem que, com apenas 18 anos, Billie Eilish é a primeira artista nascida nos anos 2000 a atingir o número um do top de álbuns vendidos nos Estados Unidos da América.

Com a sua música “arrepiante, estranha e completamente hipnótica”, Billie já bateu recordes que nenhum outro artista com mais anos de experiência conseguiu alcançar.

[Fotografia: DR]

“A Vida Incrível de Billie Eilish” é o título do livro sobre a artista e que foi lançado a 15 de junho. Escrito originalmente por Malcom Croft, “Billie Eilish: The Essencial Fan Guide” chega a território nacional pela mão da Booksmile [11.42€]. Para os fãs da cantora que ainda não tiveram oportunidade de adquirir a versão portuguesa, as primeiras páginas estão disponíveis para ler online.

View this post on Instagram

FIVE ARE YOU KIDDING

A post shared by BILLIE EILISH (@billieeilish) on

Mas desengane-se quem pensa que a intérprete é apenas mais uma cantora pop. Com um estilo irreverente e com um som nunca antes ouvido, Billie Eilish sempre tentou fugir aos estereótipos de que deve ser uma “princesa”, para surgir como uma figura totalmente diferente da que estamos habituados.

Na verdade, tal como a sua carreira, também o percurso de vida da jovem foi pouco convencional. A artista foi concebida por fertilização in vitro e sofreu com vários problemas de ansiedade e depressão – uma das razões para ter aulas em casa.

“A Billie era uma ‘criança sensível com uma ansiedade de separação extrema’, ansiedades essas que viriam a assumir a forma de outros problemas de saúde mental quando entrou na adolescência“, conta o autor.

Mas apesar das adversidades que atravessou, tais como a forma como via o seu corpo – problema com o qual teve de lidar desde muito nova, tal como afirma o autor do livro – a verdade é que Billie sempre contou com o apoio da família, que sempre a incentivou a conquistar os seus sonhos.

Não é à toa que o “seu parceiro de crime” é Finneas O’Connell, o irmão – quatro anos mais velho – que ainda continua a ajudar a jovem a expressar os seus sentimentos de forma artística.

Billie já referiu em várias entrevistas que os dois começaram a fazer música juntos no seu quarto, o que explica a cama que surge nos seus concertos quando chega a altura de atuar o tema “I Love You“, do álbum “When We All Fall Asleep, Where Do We Go?“.

View this post on Instagram

We fall apart as it gets dark, I’m in your arms in Central Park, there’s nothing you could do or say, I can’t escape the way…

A post shared by FINNEAS (@finneas) on

Mas foi com a música “Ocean Eyes” que a artista entrou nas luzes da ribalta, em 2016, quando tinha apenas 14 anos. “Quando gravou a voz para ‘Ocean Eyes‘, a assombrosa balada pop do seu irmão, mal sabia ela a sensação que iria causar”, escreve o autor do livro.

Apesar de ter alcançado a fama em idade tenra, a cantora não deixa de lado a sua autenticidade, não tendo medo de demonstrar os seus defeitos e angústias próprias de uma jovem adolescente. E talvez seja por isso que Billie se tornou um ídolo para os fãs.

Billie diz reconhecer que é um modelo a seguir, mas que isso não vai mudar a maneira de ser dela. Ao invés disso, a artista acha que tem de mostrar que a sua arte é, acima de tudo, o seu escape.

Quanto aos fãs, na sua maioria são jovens, no entanto, nem os adultos ficam indiferentes à irreverência da jovem cantora. Na verdade, muitos adultos famosos já expressaram a sua opinião sobre a intérprete publicamente.

“És a única a fazer alguma coisa de… interessante hoje em dia” e “A Billie está ligada ao isolamento, à ansiedade social, à ansiedade global que sentimos hoje em dia. As letras e as ideias das músicas delas são muito atuais, criativas e brilhantes, mas ela continua a ser uma adolescente e não está a tentar ser algo que não é”, são alguns dos exemplos de vários artistas como Thom Yorke, vocalista e guitarrista da Radiohead e Zane Lowe, Dj e produtor, respetivamente.

View this post on Instagram

THANK YOU FOR MAKING ME WHAT I AM

A post shared by BILLIE EILISH (@billieeilish) on

A Vida Incrível de Billie Eilishestá repleto de factos e curiosidades sobre a cantora e episódios da sua vida. Para além disso, vem ilustrado com várias fotografias de momentos históricos da cantora.