Professor universitário da Galiza que apoiava o La Manada foi detido

violação shutterstock

Luciano Méndez Naya ficou conhecido por publicar vídeos nas suas redes sociais nos quais deixava claro o seu apoio ao grupo La Manada e criticava a vítima daqueles cinco homens que violaram a rapariga nas festas de San Fermin, em Pamplona, em 2016. Agora, segundo o jornal espanhol El País citando fontes da Europa Press, este professor da Universidade de Santiago de Compostela foi detido por agentes da Guardia Civil da Corunha por delito de violência machista.

“A lógica diz-nos que o que se passou foi uma relação consentida”, terá dito Luciano Méndez Naya num dos vídeos de apoio ao quinteto de agressores. Sobre a vítima, este professor universitário escrever: “a sociedade espanhola não pode aceitar que uma rapariga de 18 anos, para buscar emoções fortes, decida deitar-se com cinco tipos”.

Em junho do ano passado, a instituição universitária abria um processo ao professor, que reafirmava à polícia todas as suas posições de apoio divulgadas nas redes sociais relativas ao La Manada. Com este movimento processual, a universidade pretendia averiguar se as declarações de Naya se revestiam poderiam levar a atuações penais. Na ocasião,o processo foi dado por concluído sem que houvesse lugar a sanções, mas antes a considerações de foro privado. No entanto, o caso agora ganha novo fôlego com esta detenção.

Recorde-se que este caso, levou a sociedade espanhola às ruas para pedir medidas mais coercivas e cabais para casos de violação, considerando que as que estavam a ser aplicadas estavam longe de punir o ato praticado. Em abril de 2018, a sociedade espanhola não aceitou que o grupo fosse condenado a nove anos de prisão por abuso sexual continuado e não por violação ou agressão sexual.

O caso correu mundo e chegou mesmo ao Parlamento Europeu, que encetou trabalhos para discutir leis para abusos sexuais e na sequência desta agressão de 2016.

Imagem de destaque: Shutterstock

“O consentimento sexual não deve ser medido só pela verbalização do ‘Não’”