8 coisas que nunca deve pôr no micro-ondas

O micro-ondas é um eletrodoméstico bastante útil. Não só permite aquecer e descongelar alimentos em casa como também desenrasca vários almoços e jantares no trabalho. Ainda assim há muitos alimentos e materiais que não devem ser colocados dentro de um micro-ondas, por diversas razões.

Na galeria de imagens acima mostramos-lhe que alimentos e materiais nunca devem ir ao micro-ondas, segundo o site Delish, especializado em alimentação.


Leia também:

Pão no micro-ondas

Mulheres reais em biquíni invadem metro de Paris

[Fotografia: Facebook/Collectif52]

Desde a madrugada de terça-feira, 17 de julho, que os passageiros do metro de Paris, França, viajam numa companhia muito especial: mulheres em biquíni de todas as idades, tamanhos e tipos de pele, protagonistas de uma produção fotográfica que se caracteriza exatamente pelo facto de as imagens não terem sido retocadas.

Esta campanha organizada pelo grupo feminista francês Collectif 52 [evocando os 52% da sociedade francesa que é do sexo feminino] tirou a roupa a seis mulheres, colocou-as em estúdio – entre bóias, bolas, gelados, cocktails, óculos de sol, palmeiras e areia – e fotografou-as em trajes de banho.

Que febre é esta dos biquínis? O fenómeno das marcas portuguesas de roupa de banho

Depois, garantiu de que aqueles retratos não passariam pelos filtros de Photoshop ou programas de tratamento de imagens similares. O objetivo foi simples: mostrar as mulheres reais, sem estereótipos, na sua diversidade e na sua beleza natural.

“Os corpos femininos têm que ser perfeitos, jovens, brancos, sexys, desejáveis, tal como grande parte das mensagens veiculadas pela publicidade. Mas estas mulheres atrevem-se a mostrar como realmente são, bonitas na sua própria pele e pretendem, com esta iniciativa, dar aos passageiros uma visão justa e otimista do corpo feminino”, justifica uma das ativistas do grupo que pôs em marcha a campanha e que andou a colar os cartazes. “O Coletivo 52 e a RATP desejam-lhe um verão sem complexos”. É este o slogan que legenda esta rara sessão fotográfica.

Verão é sexismo e 52% de mulheres é muita gente para um tipo só

Assim que o verão chega, a pressão sobre a imagem física das mulheres atinge o seu pico máximo”, refere uma das ativistas. É por esta razão que a campanha se impôs agora.

Contudo, o coletivo francês quer ir mais longe no que reivindica, pondo a tónica, também, no argumento da diversidade. “Somos [mulheres] 52% da população francesa e somos a força económica do país. Se assim é, então porque é que temos de ser reduzidas à imagem padronizada de uma jovem que se deseja e que não tem outros objetivos a não ser o consumir para melhor seduzir e o de seduzir para melhor consumir? Estes cartazes são a nossa resposta bem-humorada a esta triste conclusão”.

Imagem de estaque: Facebook/Collectif 52

A publicidade que mostra mulheres reais a depilarem pelos reais

E se Lisboa tiver carruagens só para mulheres?

Dez atitudes das mulheres que irritam os homens de morte!

E se a culpa de o sexo masculino (às vezes) andar tão irritado for mesmo das mulheres? Afinal todos temos atitudes que, até inconscientemente, podem irritar quem está à nossa volta e, no caso dos homens, parece que existem vários comportamentos femininos que facilmente lhes deixam os cabelos em pé.

Descodificar o que se passa na cabeça dos homens nem sempre é fácil e, por isso mesmo, pedimos ajuda à especialista em Terapia de Casal e Mediação Familiar e de Conflito, Margarida Vieitez. Prepare-se, porque ao todo reunimos dez atitudes comuns entre mulheres que irritam os homens (conheça todas na galeria acima).

Tendo por base a experiência de mais de vinte anos em relações conjugais, a especialista refere que muitos afirmam que as mulheres se preocupam demasiado com coisas sem importância, outros argumentam que o sexo feminino quer controlar tudo e ainda que perde muito tempo a repetir a mesma ideia, acabando por tornar o assunto cansativo.

Falar com os homens e ser ouvida nem sempre é fácil, mas é importante que as mulheres saibam como comunicar com o sexo oposto (e vice-versa também): “Uma boa comunicação entre o casal é fundamental para o sucesso e longevidade da relação”, refere Margarida Vieitez. E acrescenta: “A falta de diálogo pode conduzir ao afastamento, à solidão emocional e à rutura”.

Percorra a galeria de imagens acima para saber aquilo que as mulheres fazem e mais irrita os homens.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

O que as mulheres escondem numa relação

Conheça oito famosas que têm má relação com as sogras

Teste: quantas famílias têm mais rendimentos que a sua?

[Fotografia: Shutterstock]

Esta só será uma notícia boa se, de facto, auferir bons rendimentos mensais. Caso contrário, arrisca-se a sair desolada deste teste. O Eurostat tem disponível um simulador de cálculo de poder de compra das famílias por país da União Europeia no qual, inscrevendo o rendimento mensal e referindo a dimensão do agregado familiar, lhe dirá se ganha muito ou pouco face aos concidadãos.

Mais, diz-lhe mesmo quantos lares, percentualmente, ganham mais rendimentos mensais do que o seu. Mesmo arriscando receber más notícias e podendo aguçar a inveja, pode sempre tentar perceber em que ponto da pirâmide sócio-económica se encontra, clicando aqui.

Recorde-se que este cálculo – como explica a entidade europeia de estatística – põe em análise a variação dos montantes disponíveis dos agregados familiares, ajustando-os com a inflação. Porém, este simulador não reflete as disparidades de renda.

Ora, tal quer obrigatoriamente dizer que, uma vez apurado o seu lugar na estrutura social, deve ter em consideração que esse mesmo resultado tem de ser depois revisto… em baixa.

Na galeria acima, recorde as mudanças de preços que passaram a ter lugar a partir de 1 de janeiro de 2018 e perceba porque é que, talvez, o que a família aufere já não dê tanta margem de manobra.

Com este simulador da Eurostat, pode fazer o mesmo depois para outros territórios. Mas, é provável que não obtenha boas notícias notícias. De acordo com o que pode ser lido no site onde esta funcionalidade é apresentada, a entidade refere queo rendimento disponível das famílias cresceu em 16% entre 2000 e 2009”, no total dos países da União Europeia. Porém, até 2013 e com a crise financeira que abalou o mundo, esse mesmo poder recuou 3%. Agora, e até 2016, o organismo europeu escreve que os rendimentos aumentaram 5%.

CB

Imagem de destaque: Shutterstock

Dominação financeira: um fetiche que chegou com a crise

Igualdade salarial: Estes são aos anos mais indicados para ter filhos

Nelson Mandela, o herói de um mundo melhor que não esqueceu as mulheres

Fotografia: Reuters

Nelson Mandela faria esta quarta-feira, 18 de julho, 100 anos. A data é assinalada por todo o mundo (e Portugal não é exceção), com várias iniciativas que lembram a importância desta figura histórica mundial e símbolo maior da luta e resistência contra o regime racista do apartheid, na África do Sul.

Advogado e ativista do Congresso Nacional Africano (ANC), Mandela foi preso em 1962, numa altura em que o governo do apartheid intensificava a sua brutal opressão brutal sobre os seus opositores políticos.

Na altura, com 44 anos, o político do ANC não imaginava que passaria os 28 anos seguintes na prisão. Nelson Mandela seria libertado apenas a 11 de fevereiro de 1990. E talvez não imaginasse também que viria a ser o primeiro presidente de uma África do Sul democrática, nem uma inspiração para milhares de pessoas em todo o mundo.

Nelson Mandela, que em 1993 venceu o Nobel da Paz, viria a ser presidente da África do Sul entre 1994 a 1999, sendo considerado o mais importante líder da chamada África Negra, e “pai da moderna nação sul-africana”, onde é apelidado de Madiba.

A sua eleição permitiu firmar a democratização no país e os direitos das mulheres foram incluídos nesse processo.

Uma das primeiras medidas foi o reconhecimento das mulheres que também lutaram contra o apartheid e a instituição do Dia Nacional da Mulher, a 9 de agosto, e a partir de 1995, como feriado nacional. A data evoca o 9 de agosto de 1956, quando mais de 20 mil sul-africanas, muitas da ala feminina do ANC, marcharam em direção ao parlamento para protestar contra a legislação da altura que obrigava as mulheres negras a usar credenciais, nas áreas urbanas.

“Estas mulheres foram corajosas, persistentes, entusiásticas, incansáveis e os seu protesto foi um marco sem paralelo nos protestos contra o governo”, escreveu Mandela na sua biografia, citada pela CNN.

Quando se tornou presidente, Mandela proporcionou – com a sua defesa da igualdade de género e do empoderamento das mulheres – um aumento da percentagem de mulheres em cargos governamentais. Dos 2,7% postos ocupados por mulheres, em 1990, a África do Sul passou a ter uma representação feminina de 27%, em 1994.

Com Mandela, as mulheres sul-africanas passaram também a ter maior acesso gratuito aos cuidados pré-natais e neo-natais, no sistema nacional de saúde, e aos cuidados básicos de saúde para os filhos, com idades até aos seis anos.

Enquanto presidente, introduziu na Constituição de 1996 a criminalização da discriminação das mulheres. Antes disso, em 1995, colocou o país na lista dos subscritores da convenção de 1979 das Nações Unidas para acabar com todas as formas de discriminação contra as mulheres.

As suas políticas de género, aliadas ao seu charme natural, granjearam-lhe sempre a admiração das mulheres, um pouco por todo o mundo – como pode ver na galeria em cima – incluindo a de várias figuras públicas, que se associaram a diferentes causas solidárias que Mandela apadrinhou ou apoiou, como a modelo Naomi Campbell ou a atriz Charlize Theron.

Além de se assinalarem os 100 anos do seu nascimento, desde 2009 que a ONU instituiu 18 de julho como o Dia Internacional Nelson Mandela. A efeméride associada à data do seu nascimento serve para valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, justiça e democracia que corporizou. Nelson Mandela morreu em dezembro de 2013.

 

Imagem de destaque: Reuters

Cláudia Azevedo vai ser a nova presidente da Sonae

Fotografia: Carlos Manuel Martins/Global Imagens

O Conselho de Administração da Sonae SGPS anunciou, esta terça-feira, 17 de julho, que Cláudia Azevedo foi escolhida como presidente executiva do grupo, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A sucessão na liderança da Sonae foi feita a pedido da Efanor, a ‘holding’ da família de Belmiro de Azevedo (que detém 53% da Sonae SGPS, 63% da Sonae Capital e 69% da Sonae Indústria), segundo o comunicado do Conselho de Administração da Sonae.

A escolha de Cláudia Azevedo, filha de Belmiro de Azevedo (que morreu em novembro de 2017), acontece “na sequência da vontade manifestada pelos engenheiros Paulo Azevedo e Ângelo Paupério de, após o termo do atual mandato, passarem o testemunho das funções executivas até agora exercidas”, explicou, por seu lado, a Efanor.

Em justificação da escolha hoje conhecida, o Conselho de Administração da Sonae SGPS considerou que Cláudia Azevedo tem “um percurso profissional notável no Grupo Sonae que se tem caracterizado pela gestão de portfólios diversificados e pela internacionalização dos negócios de várias participadas”, pelo que tem “experiência e aptidões particularmente adequadas para esta função”.

Já a Efanor mostra a sua “total concordância” com a escolha de Cláudia Azevedo, considerando também que “se adequa de modo particular ao perfil mais recentemente assumido pelo Grupo”.

Cláudia Azevedo era, nos últimos anos, presidente executiva da Sonae Capital (empresa com negócios em hotelaria, fitness e energia), cargo a que já renunciou para preparar a presidência executiva da Sonae SGPS, que assumirá em 2019.

Para a liderança da Sonae Capital foi escolhido Miguel Gil Mata, soube-se também hoje.

Até agora, Paulo Azevedo (filho de Belmiro de Azevedo e irmão de Cláudia Azevedo) e Ângelo Paupério partilhavam a presidência executiva da Sonae SGPS.

Estes continuarão nos órgãos de topo da Sonae, mas como administradores não executivos, devendo nos próximos meses fazer a transição de pastas.

Paulo Azevedo é presidente executivo (CEO na sigla em inglês) da Sonae desde 2007. Em 2015, passou a ter Ângelo Paupério como co-CEO (presidente executivo em conjunto).

Nesse ano, Paulo Azevedo assumiu também a presidência do Conselho de Administração da Sonae, substituindo o pai, Belmiro de Azevedo.

As informações hoje divulgadas ao mercado indicam ainda que o Conselho de Administração da Efanor vai propor aos seus acionistas o alargamento do número dos seus membros, recomendando a eleição de Carlos Moreira da Silva e Ângelo Paupério para a administração da ‘holding’ familiar.

As ações da Sonae subiram hoje 0,19% para 1,03 euros e as ações da Sonae Capital avançaram 0,21% para 0,94 euros.

 

Imagem de destaque: Carlos Manuel Martins/Global Imagens

Dia Mundial do Emoji: conheça as novas versões

Hoje, dia 17 de julho, assinala-se o Dia Mundial do Emoji, aquelas personagens que já falam quase tanto como palavras e que alteraram por completo a nossa forma de comunicar.

A primeira coisa que vemos quando entramos na página do Facebook é a evocação desta efeméride. Embora estes bonequinhos tenham ganho uma relevância maior nos últimos anos, a verdade é que o primeiro desenho foi criado em 1999, pelo designer japonês Shigetaka Kurita.

O dia Mundial do Emoji foi instaurado, pela primeira vez, em 2014 e todos os anos são criados novos bonequinhos para facilitar os nossos dias. Este ano não é exceção.

Quais os Emoji’s mais utilizados em Portugal?

Sabia que existe uma ‘Enciclopédia’ dos Emoji’s? Sim, é verdade. Chama-se «emojipedia» e nela pode consultar vários dados interessantes. Um deles é o emoji mais utilizado em Portugal.

Sem muita surpresa – pensamos nós – o Emoji mais utilizado (de uma forma geral) é mesmo a carinha com lágrimas de riso e a com corações nos olhos. Também no top encontram lugar fixo o bolo de aniversário, o boneco com a face rosada, a cara a mandar beijinho com um coração e mesmo o coração vermelho.

Faz ideia de quantos Emoji’s existem? Nós dizemos-lhe: 2.800 milhões, sendo que, por dia, mais de 2.300 são utilizados. No total, mais de 700 milhões de Emoji’s são enviados, todos os dias, em publicações do próprio Facebook e outros 900 milhões no Messenger (mesmo sem texto nenhum).

O que podemos encontrar nos novos Emoji’s deste ano?

A Apple anunciou que ainda este ano serão lançados mais 70 Emoji’s, sendo que contam da lista o símbolo do infinito, o cabelo ruivo, cabelos encaracolados ou mesmo um boneco enregelado. Animais como o papagaio, lagosta ou um pavão vão também começar a constar da já infinita lista de personagens no nosso teclado.

A data de lançamento ainda não foi anunciada, mas enquanto os novos Emoji’s chegam e não chegam, aproveitamos e damos-lhe já um “cheirinho” sobre o que aí vem. Veja tudo na galeria de imagens.

Pode ainda querer ler:

Google pede mulheres profissionais em emojis

A menstruação pode vir a ter um emoji

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais de 25 scrunchies para arrasar este verão

Perfeitos para apanhar o cabelo e compor o visual, os scrunchies, aqueles elásticos cobertos de tecido que não partem os fios, continuam a dar que falar. Estiveram na moda nos anos 80 e 90 e já o ano passado viraram tendência. Este verão não é exceção e, por isso mesmo, reunimos 25 modelos e alguns penteados com os quais pode fazer sucesso nos dias quentes.

A escolha é variada (como mostra a galeria acima). Aos scrunchies tradicionais, feitos de algodão com ou sem padrão, juntam-se outros: uns de lantejoulas, outros de veludo ou cetim. Existem ainda scrunchies com um laço ou apliques, como pérolas. Todas estas opções dão a vantagem de combinar este acessório de cabelo com a roupa, compondo ainda mais o visual.

E mais, a tanta diversidade junta-se a possibilidade de fazer os mais variados penteados (como mostra a imagem abaixo).

Diversidade de penteados possíveis com scrunchie [Imagens: Pinterest]

Tanto em cabelos longos, como nos mais curtos, é possível recorrer a um scrunchie. Seja para prender uma trança, fazer um semi-apanhado, um coque ou até um rabo-de-cavalo (baixo ou mais levantado) estes elásticos seguram o cabelo sem o danificar devido ao tecido que os envolve.

Recorrer aos scrunchies é uma boa forma de seguir a tendência, manter-se mais fresca e diminuir as probabilidades de quebrar os fios capilares que nesta altura se encontram mais frágeis e quebradiços por causa do sol, do sal do mar e do cloro das piscinas. Só vantagens!

Percorra a galeria de imagens para conhecer os mais de 25 scrunchies com os quais pode arrasar este verão.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

11 hotéis em árvores de cortar a respiração

São 11 hotéis em cima de árvores que a vão fazer suspirar enquanto se imagina frente a uma paisagem de um céu estrelado, perdido algures no planeta.

Se este é um mês como tantos outros, com tardes infindáveis no escritório, vai adorar este escape. Se está de férias e ainda assim a sonhar com outros destinos, também não vai querer perder de vista este elenco.

Espalhados pelos quatro cantos do mundo, existem várias hipóteses de turismo que a podem levar para uma dimensão mais natural, onde a madeira das árvores e o verde da floresta se juntam numa harmonia perfeita.

Inspire-se nestas sugestões de tirar o fôlego. Desde a Indonésia aos Reino Unido, venha connosco viajar um pouco por todo o mundo e conhecer os melhores hotéis plantados em cima de uma árvore.

Pode também querer ler:

15 hotéis incríveis onde gostávamos de fazer check in já

Amamentação chega à passerelle

Mara Martin amamenta enquanto desfila para a revista Sports Illustrated [Fotografia: Radio.com/printscreen]

“A cara que fazes quando a tua mãe chega ao top 16 do concurso de fatos de banho e biquinis da SportsIllustrated”. É com esta frase que Mara Martin, manequim, agradece ao facto de a reputada revista norte-americana – conhecida por ensaios fotográficos que apelam à diversidade e inclusão – a ter escolhido para integrar o grupo de modelos do concurso deste ano.

Mas este agradecimento, colocado na página na Instagram, está longe de ser simples. Bem pelo contrário, Mara Martin desfilou com um biquíni dourado e a sua filha recém-nascida, Aria, de cinco meses. Um momento que ameaça transformar-se em mensagem global já que a modelo pisou a passerelle enquanto dava de mamar à bebé.

O singular episódio teve lugar a 15 de julho, domingo, durante a apresentação que decorreu no W Hotel, em South Beach, Miami, Florida

Imagem de destaque: DR

Amamentação: Faltam grupos de apoio entre mães

Amamentar os filhos diminui o risco de cancro da mama

Não perca